Por que um denso nevoeiro encobriu Campo Grande?

A capital de Mato Grosso do Sul, e outras áreas do estado, ficou encoberta por um forte nevoeiro na tarde de 2 de junho, que reduziu muito a visibilidade.

2 jun 2020 - 19h19

As imagens abaixo são da torre da TV Morena, retransmissora da TV Globo em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.  No meio da tarde desta terça-feira 2 de junho, enquanto caía uma chuva fina e a temperatura estava baixando, uma densa neblina se formou e encobriu a torre. A visibilidade no aeroporto local chegou apenas 200 metros, por volta das 16 horas local.

Publicidade
Foto: Climatempo

Foto de Edevaldo Nascimento, Campo Grande (MS)

Foto: Climatempo

Foto de Edevaldo Nascimento, Campo Grande (MS)

Publicidade
Foto: Climatempo

Foto de Edevaldo Nascimento, Campo Grande (MS)

Frente fria

A chegada de uma frente fria ao Mato Grosso do Sul determinou um dia chuvoso no centro-oeste e sul do estado nesta terça-feira, 2 de junho.

O excesso de umidade e a acentuada queda da temperatura provocada pela entrada do ar frio de origem polar da frente fria  formaram nuvens baixas de chuva e a densa neblina. 

No aeroporto de Campo Grande, a temperatura entre a madrugada e a tarde variou de 15°C a 19°C. A visibilidade baixou para apenas 200 metros.

Por que o denso nevoeiro se formou?

Uma das formas de formação do nevoeiro é quando aumentamos muito a umidade e baixamos a temperatura em um local. O nevoeiro que se formou sobre Campo Grande e Ponta Porã é típico da entrada de frente fria.

Por causa do intenso resfriamento, a região de Ponta Porã, no sul de de Mato Grosso do Sul, também ficou encoberta pela neblina desde a manhã da segunda-feira. A visibilidade na tarde desta terça no aeroporto local era praticamente nula. A temperatura às 16 horas local era de apenas 11°C.

Publicidade

O nevoeiro, popularmente chamado de neblina é um dos fenômenos comuns do outono e do inverno, pois é está comumente associado à baixa temperatura. No entanto, o nevoeiro pode se formar também em ambientes quentes e úmidos.

O nevoeiro pode se formar em qualquer lugar e em qualquer época do ano, o que o torna um dos fenômenos meteorológicos mais difíceis de serem previstos.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se