Incêndios no Pantanal ameaçam o refúgio de onças-pintadas

Além do prejuízo ao ambiente, os incêndios impactam a economia local

11 set 2020 - 19h18

Os incêndios que atingem o Pantanal continuam a colocar em risco a biodiversidade do bioma. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a quantidade de focos de incêndios registrados nos oito primeiros meses de 2020 equivale à quantidade total dos seis anos anteriores somados.

No estado de Mato Grosso, o fogo já atingiu grande parte do Parque Estadual Encontro das Águas, o refúgio com a maior população mundial de onças-pintadas - animal símbolo do Brasil.

Publicidade

Além do prejuízo ao ambiente, os incêndios acabam impactando a economia local. Um estudo da Panthera - organização dedicada à conservação dessas espécies de felinos selvagens - estima que o turismo de observação de onças no Pantanal brasileiro representa um faturamento bruto anual de US$ 6,8 milhões às comunidades da região.

Mesmo sem plano de manejo, o Parque Estadual Encontro das Águas recebeu em 2015 mais de 2,8 mil visitantes estrangeiros, segundo estudo publicado na revista científica Perspectives in Ecology and Conservation.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se