Ciclones foram principais eventos extremos de 2019 no mundo

Estudos recentes sugerem que cada 0,1°C de aumento na temperatura do planeta atua para multiplicar a quantidade e a gravidade dos ciclones.

25 jan 2021 - 19h11

Por Instituto Climainfo

Tempestades severas e suas implicações diretas — volume de precipitação, enchentes e deslizamentos de terra — causaram os principais prejuízos econômicos ligados a eventos extremos em todo o mundo em 2019. Dos 10 países mais afetados naquele ano, 6 foram atingidos por ciclones, e dados científicos mais recentes sugerem que cada décimo de grau de aumento na temperatura do planeta atua para multiplicar a quantidade e a gravidade dos ciclones.

Publicidade

Essas informações foram apresentadas em 25/1/2021 pelo Índice de Risco Climático Global do Germanwatch, uma organização sem fins lucrativos com sede em Bonn, na Alemanha, e que se dedica a pesquisas de dados socioeconômicos. De 2006 a 2019, o Germanwatch lançou o índice durante a Conferência da ONU sobre o Clima (COP). Devido ao adiamento da COP 26 em decorrência da pandemia, desta vez, o estudo foi publicado pouco antes da Cúpula de Adaptação Climática, que será realizada pela Holanda hoje e amanhã (25 e 26/01), em formato virtual.

Moçambique e Zimbábue foram apontados como os dois países mais afetados no mundo em 2019 devido ao ciclone tropical Idai, considerado o mais letal e mais caro do sudoeste do Oceano Índico. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, já havia classificado o evento como "uma das piores catástrofes climáticas da história da África". Já as Bahamas ficaram em terceiro lugar após a devastação do Furacão Dorian. O Japão é o quarto país da lista em decorrência dos estragos causados pelo Tufão Hagibis, o mais violento em 60 anos. Na América do Sul, o país mais ameaçado de 2019 foi a Bolívia (10º) devido a incêndios florestais, enchentes e deslizamentos, seguida por Chile (25º), Brasil (27º) e Colômbia (28º).

Já no período que vai de 2000 a 2019, Porto Rico, Mianmar e Haiti tiveram as maiores perdas relacionadas ao clima, e oito dos dez países mais afetados são países em desenvolvimento. Desde o início do século, quase 480 mil pessoas morreram como resultado de mais de 11 mil eventos climáticos extremos. Os prejuízos econômicos foram de aproximadamente US$ 2,56 trilhões (calculado em paridade de poder de compra, PPP). Esse montante não inclui as perdas ocorridas nos EUA, já que, devido a problemas técnicos com fornecedores de dados, o país não está incluído na análise. A Cúpula vai discutir como melhorar o apoio aos países pobres mais vulneráveis a condições climáticas extremas.

"Eles precisam urgentemente de assistência financeira e técnica. Estudos recentes mostram que os 100 bilhões de dólares por ano prometidos pelas nações industrializadas não serão alcançados, e apenas uma pequena parte disso foi fornecida para a adaptação climática", diz David Eckstein, um dos autores da pesquisa do Germanwatch. "A Cúpula de Adaptação Climática, que começa nesta segunda, 25, deve abordar estes problemas".

"Países como o Haiti, as Filipinas e o Paquistão são repetidamente atingidos por condições climáticas extremas e não têm tempo para se recuperar totalmente antes do próximo evento", argumenta a também autora do relatório, Vera Kuenzel,

Para Laura Schaefer, que também é autora da publicação, a pandemia global da COVID-19 reiterou o fato de que os países vulneráveis estão expostos a vários tipos de risco — climático, geofísico, econômico e de saúde — e que a vulnerabilidade é sistêmica e interligada. "Portanto, é importante abordar estas interconexões", explica a pesquisadora do Germanwatch. "O fortalecimento da resiliência climática dos países é uma parte crucial deste desafio, e a Cúpula de Adaptação Climática oferece a oportunidade de dar um passo importante nessa direção".

Publicidade

Notas para o Editor

Nota 1: EUA

Devido a problemas técnicos com fornecedores de dados, o banco de dados subjacente para o cálculo da CRI 2021 não inclui dados para os EUA. Isto resulta em um número inferior para as perdas totais em PPP para o período de 20 anos.

 Nota 2: Porto Rico

Porto Rico não é um estado nacional independente, mas um território não incorporado dos Estados Unidos. No entanto, com base em sua localização geográfica e indicadores socioeconômicos, Porto Rico tem condições e exposição a eventos climáticos extremos diferentes do resto dos EUA. O Índice Global de Risco Climático visa fornecer uma visão abrangente e detalhada de quais países e regiões são particularmente afetados por eventos climáticos extremos. Portanto, Porto Rico foi considerado separadamente para o resto dos EUA nesta análise.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações