Chuva e temperatura batem recorde no Centro-Oeste

Campo Grande tem madrugada mais fria do ano

21 abr 2017 - 12h17
(atualizado às 20h23)

A madrugada de 21 de abril foi a mais fria do ano até agora em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Goiânia registrou seu maior volume de chuva em 24h deste ano.

Chuva volumosa e ar polar

A combinação de chuva volumosa e a entrada de ar polar causaram uma forte queda da temperatura em Mato Grosso do Sul. A capital, , registrou sua temperatura mais baixa deste ano na madrugada de 21 de abril, depois de ter tido a tarde mais fria do ano. A temperatura mínim foi de 13,9°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Por volta das 10 horas local (11 horas em Brasília), a temperatura no aeroporto de Campo Grande era de apenas 17°C.

Publicidade

Baixas temperaturas também foram observadas em outros locais de Mato Grosso do Sul. Confira na tabela.

Foto: Climatempo

Mais frio

O ar polar continua sobre o Mato Grosso do Sul na madrugada deste sábado, 22, e a previsão é de que a temperatura baixe um pouco mais em todas as áreas do estado. Pode esfriar mais também em Campo Grande e há possibilidade de novo recorde de frio para este ano. A tendência é de elevação da temperatura no domingo.

Recorde de frio em Cuiabá

Chuva e muita nebulosidade também reduziram a temperatura em Cuiabá. A madrugada de 21 de abril foi mais fresca do ano até agora em Cuiabá, capital de Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 20,0°C na medição convencional. O recorde anterior era 20,9°C no dia 19 de março. Na medição automática, a temperatura mínima foi de 19,8°C, porém, para comprovação de recorde vale a medida feita no modo convencional, por uma pessoa, para dar continuidade a longa série de medições já existente. A estação meteorológica de medição convencional de Cuiabá registra informações meteorológicas desde 1 de janeiro de 1911. Já estação automática faz medições desde 7 de dezembro de 2002.

Publicidade

Maior chuva em 24h do ano em Goiânia

As grandes de fortes áreas de instabilidade que se espalharam sobre o Centro-Oeste do Brasil provocaram chuva forte e volumosa em várias áreas de Goiás entre os dias 20 e 21 de abril de 2017. Em , o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 78,2 mm entre 9 horas do dia 20 e 9 horas do dia 21. Foi o maior volume de chuva em 24 horas sobre Goiânia este ano. Em 24 horas choveu o equivalente a 65% da média de chuva normal para abril em Goiânia. O total acumulado em 21 dias foi de 111 mm.

Mais chuva

 por causa de um forte sistema de baixa pressão atmosférica que avança do Paraguai para o centro-sul do Brasil. As nuvens carregadas continuam sobre o Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal neste sábado e provocam mais chuva. Pode chover com moderada a forte intensidade inclusive sobre Goiânia. As áreas de instabilidade enfraquecem no domingo, o que vai permitir que o sol apareça forte, mas ainda há previsão de pancadas de chuva.

Foto: Climatempo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se