Vaticano anuncia agenda detalhada de viagem do Papa ao Brasil

7 mai 2013 - 10h13
(atualizado às 10h33)

O papa Francisco viajará ao Rio de Janeiro e ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, de 22 a 29 de julho, informou nesta terça-feira o Vaticano.

O motivo da viagem, que será a primeira do pontífice argentino, eleito em 13 de março, é a XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio. Para o evento, são esperados milhares de jovens de todo o mundo.

Publicidade

Francisco sairá de Roma às 8h45 locais (3h45 de Brasília) de 22 de julho com destino ao Rio de Janeiro, onde chegará às 16h. No aeroporto internacional do Galeão, o papa será recebido pela presidente Dilma Rousseff, pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes e por representantes da igreja e autoridades. De lá, ele irá para o Palácio Guanabara, onde acontece a cerimônia oficial de boas-vindas, na qual Francisco fará o primeiro dos 17 discursos e homilias previstos para a viagem.

Às 17h40 o pontífice se reunirá com a presidente Dilma Rousseff, no mesmo local. Em seguida, o argentino irá para Residência Assunção, no alto da estrada do Sumaré, na Tijuca, onde ficará hospedado.

Santuário de Aparecida

Na quarta-feira, dia 24 de julho, Papa Francisco partirá de helicóptero às 08h15 para a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros do Rio. A programação prevê a chegada para 9h15, aproximadamente.

Publicidade

Após venerar a imagem de Nossa Senhora na Sala dos 12 Apóstolos, o papa oficiará uma missa na basílica do santuário. Às 13h, o líder almoçará com os bispos e seminaristas da província no seminário Bom Jesus, em Aparecida.

No final da tarde, voltará ao Rio, aonde chegará às 17h25 e, uma hora depois, visitará o hospital São Francisco de Assis, na Providência, dedicado à recuperação de dependentes da droga e do álcool.

Quinta-feira

Na quinta-feira, dia 25, às 09h45, receberá as chaves da cidade do Rio no Palácio da Cidade das mãos de Eduardo Paes e abençoará as bandeiras olímpicas. Às 11h, visitará a comunidade de Varginha (Complexo de Manguinhos) e às 18h será recebido oficialmente pelas centenas de milhares de jovens que devem participar da JMJ na praia de Copacabana.

Sexta-feira

Publicidade

Na sexta-feira, 23, às 10h, confessará cinco jovens de todos os continentes no parque Quinta da Boa Vista, onde vários padres também confessarão os jovens que estiverem interessados.

Às 11h30, rezará o Angelus da varanda do Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio. O pontífice terá um encontro com o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, em sua residência oficial. Em seguida, o Papa irá se encontrar reservadamente com cinco jovens detentos.

À tarde, Francisco, cumprimentará o comitê organizador da JMJ e os patrocinadores. Às 13h, Francisco almoçará com um grupo de jovens no palácio e às 18h presidirá a tradicional Via-Sacra desses encontros na orla de Copacabana.

Sábado e domingo

No sábado 27, às 9h, o Papa oficiará uma missa na Catedral do Rio e, às 11h30, se reunirá com diplomatas, políticos e artistas no Theatro Municipal. Às 19h30, Francisco presidirá a tradicional Vigília, considerado o momento mais emocionante e simbólico das JMJ, no Campus Fidei, em Guaratiba.

Publicidade

No domingo, 28, o papa sobrevoará o Cristo Redentor de helicóptero. Depois, às 10h, oficiará a missa da XXVIII JMJ no Campus Fidei. No fim da cerimônia, recitará o Angelus e anunciará a cidade que acolherá o próximo encontro mundial dos jovens católicos.

Às 16h, o papa se reunirá com o comitê de coordenação do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), que reúne os bispos da América Latina e do Caribe. Das 17h30 às 19h, ele empreenderá viagem de volta a Roma, aonde chegará na segunda-feira, dia 29 de julho, às 11h30.

A JMJ do Rio tem como lema: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações", temática muito ligada com as indicações do Celam. Bento XVI tinha previsto ir ao evento, mas renunciou ao pontificado em 28 de fevereiro.

 

  
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações