SP: novo protesto de motoboys bloqueia Marginal Pinheiros

1 fev 2013 - 21h04
(atualizado às 21h30)

Motociclistas insatisfeitos com a nova regulamentação para a atividade de motofrete voltaram a se manifestar em São Paulo no início da noite, desta vez parando o trânsito na Marginal Pinheiros, um das principais vias da capital paulista. O Terra presenciou dois bloqueios, improvisados por volta das 18h30 num trecho de aproximadamente 5 quilômetros entre as pontes do Morumbi e João Dias, no sentido Interlagos, na zona sul da cidade.

Nova manifestação, no fim da tarde, provocou lentidão na Marginal Pinheiros
Nova manifestação, no fim da tarde, provocou lentidão na Marginal Pinheiros
Foto: Fábio Santos / Terra

Em meio a gritos de "Vamos fechar tudo" e muitas buzinas, motociclistas paravam suas motos atravessadas na via, buscando apoio entre outros que chegavam e se aglomeravam - muitos dos quais buscavam desviar e seguir caminho.

Publicidade

"Está f... hoje", reclamou um motociclista insatisfeito com a movimentação. "Acho que essa zoeira é por causa daquela nova lei", afirmou outro, também irritado, que não queria tomar parte no protesto.

Após vencer o primeiro bloqueio, os motoristas encontraram uma cena impensável para uma sexta-feira à noite, chuvosa: a via marginal totalmente livre. No entanto, a cena durou pouco. Alguns quilômetros à frente, um novo bloqueio de motociclistas repetia o protesto contra a decisão do poder público.

A nova regulamentação

As novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a atividade do motofrete, que entram em vigor no sábado, impõem uma série de exigências aos profissionais: que façam um curso de capacitação (cuja carga horária é de 30 horas); possuam carteira de habilitação na categoria; tenham mais 21 anos ou mais; e façam uma série de adequações de segurança nas motos, como a sinalização dos capacetes com o número do motofrete e faixa refletiva, o uso de colete com faixas refletivas nas costas e a instalação de um suporte de compartimento de carga adequado.

Publicidade

Em agosto do ano passado, a categoria já havia feito um grande protesto na cidade de São Paulo, fechando vias como a marginal Pinheiros, por causa do mesmo problema. Na época, o Contran adiou em seis meses o início da aplicação da lei.

Representantes do motociclistas reclamam da falta de tempo para a adequação às novas regras, dos custos que elas vão acarretar e questionam a eficácia de algumas delas.

Apesar dos protestos, o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) diz que está preparado para fiscalizar e aplicar a nova lei.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações