Prefeito do Rio escapa de processo de impeachment

Marcelo Crivella é acusado de favorecer fiéis e pastores

12 jul 2018 - 17h54
(atualizado às 18h15)

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro rejeitou nesta quinta-feira (12), em sessão extraordinária, a abertura de um processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB).

A votação terminou com placar de 29 votos a 16 em favor do prefeito, que é acusado de oferecer benefícios a pastores e fiéis evangélicos na administração municipal, como cirurgias e isenções do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para templos.

Publicidade

Os vereadores analisaram dois pedidos, mas concordaram que, se o primeiro fosse rejeitado, o segundo também seria. Crivella, que é bispo licenciado da Igreja Universal, foi gravado durante um encontro com evangélicos em uma das sedes da Prefeitura, oferecendo vantagens como operações de catarata, varizes e vasectomia.

"Temos que aproveitar que Deus nos deu a oportunidade de estar na Prefeitura para esses processos andarem", disse o prefeito. A sessão extraordinária desta quinta havia sido convocada após 17 vereadores terem assinado um requerimento para interromper o recesso parlamentar e discutir o impeachment.

Apesar da vitória na Câmara, Crivella ainda pode ter o balanço da Prefeitura relativo a 2017 rejeitado pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), que apura indícios de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se