Políticos estrangeiros apoiam união homossexual no Brasil

28 mar 2011 - 14h52
(atualizado às 15h15)

O dirigente socialista espanhol Pedro Zerolo e a deputada federal argentina Vilma Ibarra comparecerão nesta terça-feira no Congresso brasileiro para participar do lançamento de uma frente parlamentar que lutará para aprovar a união civil entre homossexuais. A Frente Parlamentar Mista para a Comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) será integrada por 171 senadores e deputados de diferentes partidos e defenderá a união civil de homossexuais através da apresentação de uma emenda constitucional.

Outra das prioridades dessa iniciativa é resgatar um projeto de lei arquivado pelo Congresso na legislatura passada que criminaliza a homofobia e luta pela igualdade de direitos entre as pessoas, independentemente de sua orientação e identidade sexual.

Publicidade

Durante a visita, Zerolo e Vilma, fortes defensores da causa homossexual em seus países, manifestarão seu apoio ao deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), promotor da iniciativa, após as ameaças de morte que recebeu nas últimas semanas pela internet por conta do projeto.

Zerolo, secretário de Movimentos Sociais e Relações com ONGs do Partido Socialista Operário Espanhol (Psoe), aproveitará sua estadia no Brasil para se reunir com a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, informaram à Agência Efe fontes do partido. Durante sua estadia no Brasil, o dirigente socialista também manterá encontros com organizações sociais, sindicatos e parlamentares de diferentes partidos com os quais analisará os "avanços" na questão da igualdade registrados na Espanha, onde o casamento entre homossexuais foi aprovado em 2005 pelo governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero.

  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se