Vereador Gilvani 'o Gringo' pode ser cassado após novo parecer da Comissão de Ética da Câmara de Porto Alegre

Relatora da Comissão de Ética avaliza pedido de cassação; sessão extraordinária será realizada nesta sexta-feira

12 dez 2025 - 12h57

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Porto Alegre avalia um pedido de cassação contra o vereador Gilvani, conhecido como "o Gringo" (Republicanos), após representação protocolada pelo presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Marcelo Matias. O documento aponta suposta quebra de decoro parlamentar. A relatora do caso, vereadora Karen Santos (PSol), emitiu parecer favorável à cassação nesta quinta-feira, levando o presidente da comissão, Jessé Sangalli (PL), a convocar uma sessão extraordinária para a tarde desta sexta. Procurado pela reportagem, o vereador não retornou os contatos, e sua assessoria afirmou que não irá se manifestar até ter acesso ao parecer.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A denúncia tem como base declarações feitas por Gringo durante a CPI do Dmae, em 29 de setembro de 2025. Na ocasião, convocado como testemunha, o parlamentar admitiu ter pago propina à autarquia no passado e foi acusado de manter vínculo com uma empresa prestadora de serviços ao poder público, o que é proibido pela Lei Orgânica do município. No início de dezembro, o Simers encaminhou novas provas à comissão para sustentar a acusação.

Publicidade

Esta não é a primeira vez que o vereador é alvo de representações do sindicato. No começo do ano, o Simers já havia protocolado outra denúncia por suposto abuso de poder, após Gringo ir à UPA Moacir Scliar, na zona Norte da Capital, para, segundo o ofício, "verificar se os profissionais estavam trabalhando", ato considerado pela entidade como tentativa de obter ganho político. O caso resultou apenas em advertência, mas agora o parlamentar enfrenta um processo mais grave, que pode culminar em sua cassação.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações