Valdemar Costa Neto diz que Trump é 'a única saída' para Bolsonaro evitar condenação

Líder do PL afirmou nesta segunda-feira que Bolsonaro sofre perseguição

25 ago 2025 - 16h36
(atualizado às 18h54)
Valdemar Costa Neto diz que Trump é 'a única saída' para Bolsonaro evitar condenação
Video Player

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou nesta segunda-feira, 25, que, para ele, a única possibilidade de Jair Bolsonaro escapar de uma condenação na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado seria a intervenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A declaração ocorreu durante o Seminário Brasil Hoje, realizado em São Paulo, e antecede o início do julgamento do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para 2 de setembro. Além de Bolsonaro, outros sete réus devem ser julgados. O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, já reservou sessões nos dias 3, 9, 10 e 12 para tratar do processo, que envolve o chamado "núcleo crucial", considerado pelos investigadores como o responsável pelo planejamento da trama golpista.

Publicidade
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, no Seminário de Comunicação da sigla em Brasília.
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, no Seminário de Comunicação da sigla em Brasília.
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

"O Trump é a única saída que temos, não temos outra, porque quando o poder Judiciário se comporta dessa maneira, é a pior coisa que existe para todo o país. Por quê? Você não tem para quem recorrer. Todos estão apoiando o Alexandre de Moraes. A maioria. Então, nós só temos uma chance, o Trump, não temos outra", disse Valdemar.

Moraes pede que PGR dê parecer sobre risco de fuga de Bolsonaro e descumprimento de cautelares
Video Player

O dirigente do PL classificou a ação penal como "perseguição constante" contra o ex-presidente. Segundo ele, a situação tem dificultado a comunicação com Bolsonaro. "Eu tenho uma dificuldade muito grande que eu não estou podendo conversar com ele e tem tanta coisa para resolver. O que eu acho é o seguinte, isso é uma guerra e eu não acho que o Trump vai perder essa guerra", declarou.

Valdemar também ressaltou a suposta proximidade entre o ex-presidente e o estadunidense. "O Trump gosta do Bolsonaro. Quando ele perdeu a eleição para presidente, o Bolsonaro foi o último a reconhecer a vitória do [Joe] Biden. Ele ganhou o Trump", afirmou.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se