A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como "Papudinha", foi feita perante as melhores condições da unidade, que permite maior flexibilidade de rotina, atendimento médico específico e melhores condições de custódia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Localizada dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, a Papudinha é uma unidade administrada pela Polícia Militar, e não pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Por isso, o espaço possui regras e estrutura distintas das prisões comuns do complexo, oferecendo condições consideradas mais adequadas para determinados perfis de presos.
De acordo com Moraes, a transferência permitirá ao ex-presidente mais tempo de visita com familiares, além da realização de exercícios físicos e de banho de sol em horários livres. A unidade também poderá receber equipamentos específicos para fisioterapia, possibilitando a continuidade do tratamento solicitado pela defesa.