STF nega Bolsonaro: "Mentira contada 1000x não vira verdade"

28 jul 2021 - 19h56
(atualizado às 20h04)

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta quarta-feira nas redes sociais um vídeo que rebate o presidente Jair Bolsonaro sobre as responsabilidades atribuídas pela Corte ao governo federal no enfrentamento à pandemia de covid-19.

18/07/2021
REUTERS/Amanda Perobelli
18/07/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

"O STF não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!", disse o STF em publicação no Twitter em alusão indireta à célebre frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda da Alemanha nazista de Adolf Hitler, que dizia que "uma mentira dita mil vezes torna-se verdade".

Publicidade

Em um vídeo que acompanha a publicação do STF, uma narradora diz que é falso que o Supremo tirou poderes do presidente para tomar decisões referentes à pandemia. Ela destaca que, na verdade, o STF decidiu que União, Estados e municípios tinham que atuar juntos para enfrentar a Covid-19.

"Não espalhe fake news! Compartilhe as verdades do STF", finaliza.

Bolsonaro tem insistentemente dito desde o ano passado que o Supremo teria retirado poderes do governo federal no enfrentamento da pandemia.

Estátua da Justiça em frente à sede do Supremo Tribunal Federal em Brasília 09/06/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Na verdade, o STF decidiu em abril de 2020 que todos os níveis de governo têm de atuar de forma conjunta -sob a coordenação federal - em relação às ações de enfrentamento à pandemia.

Publicidade

Procurado, o Palácio do Planalto não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre a postagem do STF.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações