SP: Mercadante vota e diz estar otimista na vitória de Dilma

31 out 2010 - 08h50
(atualizado às 15h21)
Filippo Cecilio
Direto de São Paulo

O candidato derrotado ao governo do Estado de São Paulo, senador Aloizio Mercadante (PT), votou na manhã deste domingo (31) em um colégio da zona oeste da capital paulista e se disse muito otimista com relação à vitória da candidata de seu partido à presidência da República, Dilma Rousseff .

"Todas as pesquisas apresentam uma diferença de 10 pontos, fizemos uma bela campanha no segundo turno e o adversário fugiu daquilo que é a essência de uma campanha, que é apresentar propostas para o Brasil. Ele buscou sempre desviar o foco para temas que não são próprios de uma presidência da República, numa estratégia de tentar apagar esse momento de crescimento que o Brasil vive", disse Mercadante.

O senador acredita que Dilma terá uma "bela vitória" e que o próximo passo será buscar uma relação estreita com os governadores eleitos e os prefeitos para construir a base parlamentar do novo Congresso, que ele acredita que será "mais ampla e sólida do que a do governo Lula".

Sobre a possibilidade de assumir algum ministério em um eventual governo Dilma, o petista afirmou que só discutirá essa questão caso haja um convite oficial. "Não estamos tratando disso agora, vamos aguardar os resultados das eleições. A ministra tem toda a liberdade para compor o seu governo. Nem ela, nem o partido têm nenhum tipo de débito comigo", afirmou.

Com o seu mandato no senado terminando no fim do ano, Mercadante disse que só passa em sua cabeça a possibilidade de voltar a dar aulas. Ele é professor da PUC de São Paulo e da Unicamp. "Estou pronto para voltar a dar aula e comer pó de giz como fiz minha vida toda". O senador se encontra ainda nesta manhã com o presidente Luzi Inácio Lula da Silva e segue com ele para Brasília para acompanhar a apuração dos votos.

Fonte: Especial para Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações