Segundo integrante deixa Conselho de Ética do Senado

15 jul 2009 - 15h04
(atualizado às 16h26)

O senador João Ribeiro (PR-TO) deixou a composição do Conselho de Ética nesta quarta-feira. Em carta lida por Inácio Arruda (PCdoB-CE), que presidia a sessão, Ribeiro alegou motivos particulares. "Estou declinando de tão importante cargo unicamente por razões particulares", disse Ribeiro. O senador do PR foi o segundo a deixar o Conselho após ser eleito para o órgão. O primeiro foi Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), cotado para assumir a presidência e que declinou pouco antes do colega.

"Considero altamente prejudicial ao trabalho de recuperação da imagem do Senado o adiamento da instalação do Conselho de Ética, o qual, há cerca de seis meses, não funciona e sequer, até a presente data, elegeu seu comando diretivo", discursou.

Publicidade

"Peço ao eminente líder senador Aloizio Mercadante (PT-SP) a substituição do meu nome como membro do Conselho de Ética. Essa é uma decisão irrevogável que estou comunicando ao Plenário do Senado", concluiu.

Segundo integrantes do Conselho de Ética, o PMDB quer obter a presidência do órgão. A oposição ameaça obstruir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na sessão do Congresso marcada para as 16h se o conselho não for instalado.

PMDB na presidência

Com a saída de Valadares, o senador Paulo Duque (PMDB-RJ), aliado de Sarney, foi eleito presidente do Conselho como candidato único. É o presidente do colegiado quem tem o poder de rejeitar sumariamente as denúncias e representações contra senadores.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações