O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou mais um grupo de visitantes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar em Brasília desde a última segunda-feira, 4. Ele está detido por descumprir medidas cautelares impostas pelo Supremo no âmbito do julgamento da tentativa de golpe de Estado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No mandado de prisão, Moraes havia proibido qualquer tipo de visita ao ex-presidente, com exceção dos advogados constituídos nos autos. Na quarta-feira (6), o ministro decidiu flexibilizar essa medida para familiares próximos, liberando visitas sem necessidade de comunicação prévia ao STF. A decisão vale para filhos, noras e netos de Bolsonaro, que agora podem encontrá-lo em casa desde que sigam as determinações legais e judiciais, como a proibição de uso de celulares, registros de imagem ou gravações durante os encontros.
Além disso, o ministro passou a analisar individualmente os pedidos de outras pessoas que solicitaram autorização para visitar o ex-presidente. Após consulta à defesa de Bolsonaro, que confirmou o interesse em receber os visitantes, Moraes autorizou, nesta quinta-feira, 7, que seis nomes façam visitas entre os dias 7 e 14 de agosto, das 10h às 18h.
A prisão foi determinada após Bolsonaro, que estava proibido de usar redes sociais, inclusive por meio de outras pessoas, ter enviado mensagens a apoiadores nos atos do último domingo, 27. As gravações foram divulgadas nas redes de seus filhos, o que levou Moraes a determinar a prisão.
Veja os nomes e datas das visitas autorizadas:
- Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo: 7 de agosto;
- Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal: 8 de agosto;
- Marcelo Pires, deputado: 12 de agosto;
- Renato Araújo Corrêa, empresário: 13 de agosto;
- Geraldo Junio Amaral, deputado: 11 de agosto;
- Luciano Zucco, deputado: 14 de agosto.
Veja os familiares que podem acessar a casa de Bolsonaro:
- Carlos Bolsonaro, deputado federal
- Flavio Bolsonaro, senador
- Fernanda Bolsonaro, dentista e esposa de Flávio
- Eduardo Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro
- Heloísa, esposa de Eduardo
- Jair Renan, vereador de Balneário Camboriú
- Michelle, ex-primeira dama e esposa
Além deles, o acesso está liberado para os netos do ex-militar. Moraes ainda deve deliberar sobre outros nomes que pediram autorização para visita nos próximos dias.