O vereador de Porto Alegre, Roberto Robaina (PSOL), fez uma série de declarações sobre economia, política nacional e cenário internacional durante entrevista ao programa Raio X nesta terça-feira (24). Entre os pontos abordados, o parlamentar criticou o modelo econômico brasileiro e afirmou que o agronegócio não gera empregos, defendendo uma mudança na lógica produtiva do país. Segundo ele, quem sustenta o mercado interno são os pequenos agricultores.
Robaina também comentou sobre o cenário internacional, fazendo críticas à atuação dos Estados Unidos em conflitos recentes. Ele citou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e afirmou que há um desgaste norte-americano em disputas globais, avaliando que os custos dessas ações têm sido elevados. O vereador ainda mencionou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ao comentar os desdobramentos geopolíticos.
No campo institucional, o vereador direcionou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que nunca se sentiu representado pela Corte. Ele citou nominalmente ministros como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além de mencionar o ex-presidente Michel Temer ao comentar a indicação de Moraes ao tribunal.
Por fim, Robaina também falou sobre o cenário político local, destacando divergências com a vereadora Comandante Nádia (PL) e criticando a condução de investigações na Câmara. Ele ainda avaliou o posicionamento do prefeito Sebastião Melo (MDB), afirmando que, embora não o considere fascista, entende que o chefe do Executivo municipal mantém alianças com setores da extrema-direita no Estado.