RJ: Freixo e Maia acusam Paes de negligenciar moradores de rua

2 ago 2012 - 22h41
(atualizado às 23h24)
Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

No primeiro bloco do primeiro debate entre os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, realizado pela TV Bandeirantes na noite desta quinta-feira, os candidatos tiveram um minuto e meio para responder a perguntas feitas pelos moradores da cidade. Os candidatos Rodrigo Maia (DEM) e Marcelo Freixo (PSOL) aproveitaram as questões para atacar a gestão do atual prefeito e candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB) no que tange ao transporte e aos moradores de rua.

Primeiro a responder, Paes citou o recadastramento de ambulantes realizado pela prefeitura no que foi atacado na sequência por Maia, que afirmou que os camelôs têm sido "perseguidos" pela sua gestão.

Respondendo a uma pergunta de um morador de Bangu, na zona oeste da cidade, sobre quais seriam as suas propostas para melhorar o transporte na cidade, Maia classificou a situação atual como um "desrespeito aos moradores". "O trânsito no Rio é um caos, essa humilhação que os trabalhadores passam todos os dias com as empresas de ônibus vai acabar", disse ao prometer realizar a expansão a expansão do metrô integrando com os trens para a zona oeste.

Freixo, por sua vez, ao responder sobre como tratar os moradores de rua, acusou Paes de pensar apenas na "aparência" e não nas pessoas. "A prefeitura pensa na limpeza das ruas, mas não na assistência desses meninos e meninas que são levados para abrigos com contratos muitas vezes suspeitos", afirmou.

Otávio Leite (PSDB), que respondeu sobre a situação das calçadas da cidade, preferiu ressaltar o julgamento do mensalão que classificou como um "momento histórico" enquanto Aspásia Camargo (PV), questionada sobre empregos, prometeu focar no desenvolvimento econômico da cidade.

Rodrigo Maia (DEM) atacou a política da atual prefeitura de Eduardo Paes (PMDB), sobre o tratamento dos moradores de rua
Rodrigo Maia (DEM) atacou a política da atual prefeitura de Eduardo Paes (PMDB), sobre o tratamento dos moradores de rua
Foto: Mauro Pimentel / Terra
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se