Ratinho Júnior irá ao Senado e Eduardo Leite deve ser a bola da vez para a presidência da República

Assim, Ratinho Júnior também mantém influência direta sobre a sucessão estadual e reduz a possibilidade de fragmentação do PSD no Paraná

26 fev 2026 - 09h45

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, passou a trabalhar com o Senado como principal objetivo eleitoral em 2026. Dessa forma, as chances de disputar a presidência da República se tornam mínimas, deixando Eduardo Leite como o principal nome do PSD. A estratégia de Ratinho Júnior envolve cálculo político e preservação de capital eleitoral, diante das dificuldades para estruturar uma candidatura competitiva ao Palácio do Planalto.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

A avaliação interna é de que uma campanha presidencial exigiria a formação de uma ampla coalizão nacional, além de negociações complexas com o bolsonarismo e outros grupos. Nesse contexto, o Senado surge como uma alternativa mais segura. Assim, Ratinho Júnior também mantém influência direta sobre a sucessão estadual e reduz a possibilidade de fragmentação do PSD no Paraná.

Publicidade

Com a retirada de Ratinho Júnior do tabuleiro presidencial, cresce a expectativa em torno de Eduardo Leite que passa a ser visto como um dos nomes mais viáveis do PSD. Nos bastidores, a movimentação é interpretada como uma reorganização estratégica do grupo, abrindo espaço para novas lideranças enquanto Ratinho consolida sua posição como ator de peso no Senado, com mandato de oito anos e influência nacional no médio e longo prazo.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações