URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Quem é Jorge Seif, senador aliado de Jair Bolsonaro que pode ter o mandato cassado pelo TSE

Ex-secretário da Pesca, Jorge Seif minimizou crise do derramamento de óleo, em 2019, e se envolveu em bate-boca na CPMI do 8 de Janeiro

30 abr 2024 - 17h29

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira, 30, o julgamento que pode levar à cassação do senador Jorge Seif (PL-SC), ex-integrante do governo de Jair Bolsonaro (PL) e aliado próximo do ex-presidente. O senador é alvo de uma ação que o acusa de abuso de poder econômico e prática de caixa dois na campanha de 2022. Seif nega irregularidades.

Senador Jorge Seif (PL-SC) discursa durante Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA)
Senador Jorge Seif (PL-SC) discursa durante Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA)
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado / Estadão

A autora do pedido é a coligação composta por União Brasil, Patriota (extinto, fundido ao PRD) e PSD. Os partidos sustentam que Seif teria usado a estrutura de mídia da rede de lojas Havan e cinco aeronaves do empresário Luciano Hang. Em dezembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou a acusação contra o parlamentar, mas houve recurso. O Ministério Público é favorável à cassação, que deixaria o senador inelegível por oito anos.

Seif fez carreira no setor de pesca industrial e foi o secretário especial da Aquicultura e da Pesca do governo passado, após se aproximar de Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018. De 2019 a 2022, ganhou exposição com as lives promovidas pelo então presidente e passou a ser chamado por ele de "06?. Hoje, Seif integra o "núcleo duro" do bolsonarismo no Congresso Nacional.

Durante a CPMI, o ex-secretário também se envolveu em um bate-boca com o deputado Rogério Correia (PT-MG). O colegiado estava interrogando George Washington de Oliveira Sousa, condenado por planejar um atentado a bomba no final de dezembro de 2022. Correia afirmou que George Washington foi abandonado "por todos os bolsonaristas" e foi interrompido por Seif, dando início a uma discussão. "Ele está falando por todo mundo. Ele não ouviu isso de mim", disse Seif. "Eu não dou a palavra para esse sujeito aí, cale a boca", retrucou Correia. Seif rebateu: "Cala a boca é o c...".

Atividade legislativa

Seif é membro titular de cinco comissões permanentes do Senado. Ele é autor de 45 propostas de emendas à Constituição (PECs) e 16 projetos de lei. Nenhuma proposição do parlamentar foi transformada em lei até o momento.

O texto de Seif mais próximo de se tornar norma jurídica é um projeto que instituí a Rota Turística do Enxaimel, um estilo de arquitetura típico da imigração alemã. A rota do enxaimel é um percurso de 16 quilômetros com 50 casas construídas nesse estilo arquitetônico. O projeto foi aprovado pelos senadores e aguarda apreciação da Câmara.

Como será o julgamento no TSE

O julgamento de Seif foi suspenso no dia 4 de abril. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou que não haveria tempo hábil para a apresentação do posicionamento de Floriano Marques, relator da ação e primeiro a emitir o voto. Moraes chegou a agendar uma nova sessão para 16 de abril, mas o julgamento foi novamente adiado pela ausência do relator. Acusação, defesa e Ministério Público já se manifestaram.

Votam os ministros do TSE, na seguinte ordem:

  • Floriano de Azevedo Marques (relator);
  • André Ramos Tavares;
  • Maria Isabel Diniz;
  • Raul Araújo;
  • Kássio Nunes Marques;
  • Cármen Lúcia;
  • Alexandre de Moraes (presidente).

Publicidade
Casas em estilo enxaimel em Celle, na Alemanha
Foto: Mônica Nobrega/Estadão / Estadão
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se