Políticos usam as redes sociais para desejar feliz Dia das Mães; veja homenagens

Mensagens direcionadas às próprias mães dividiram espaço com homenagens às mães do Rio Grande do Sul, que enfrenta a pior catástrofe climática de sua história

12 mai 2024 - 14h29

Em comemoração ao Dia das Mães, políticos usaram as redes sociais neste domingo, 12, para homenagear as próprias mães e estender os cumprimentos às mães brasileiras. As mensagens se dividiram ainda com a prestação de condolências à deputada federal Amália Barros (PL-MT), que faleceu nesta madrugada, e homenagens especiais às mães gaúchas, que enfrentam a pior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a mãe dele, dona Alenice. Foto foi publicada no perfil no X (antigo Twitter) do ex-deputado em comemoração ao Dia das Mães.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a mãe dele, dona Alenice. Foto foi publicada no perfil no X (antigo Twitter) do ex-deputado em comemoração ao Dia das Mães.
Foto: @MarceloFreixo via X (antigo Twitter) / Estadão

Em um vídeo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou um recado de solidariedade ao Estado, afirmando que as mães sulistas "não estão sozinhas" e que o governo estará junto com a população "para recuperar e reconstruir o que foi destruído".

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, também postou um vídeo na manhã deste domingo em homenagem à data, relembrando que a mãe, dona Vani Terezinha Ferreira, faleceu há quatro anos, vítima de covid, e que não poderá abraçá-la neste dia. "Mas eu queria, através de todas as mães do Brasil, dar esse abraço na minha mãe", disse Janja, que também dedicou parte da homenagem às mães gaúchas.

"Eu estive nos abrigos essa semana e eu sei o quanto está sendo difícil esse momento para vocês, mães. Mas com muito carinho, com muito amor, a gente vai conseguir fazer com que a vida das famílias volte à normalidade no Rio Grande do Sul."

Assim como Janja, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também relembrou a falecida mãe, dona Célia, que descreveu como "uma mulher forte, que fazia milagres para criar" ele e seus 6 irmãos. O governador disse que a lição mais importante deixada pela mãe foi a de que "nada vence o estudo e o trabalho duro".

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin (PSB) também parabenizou as mães e afirmou, se direcionando àquelas que perderam os filhos e aos filhos que perderam as mães em decorrência das enchentes, que seguirá "trabalhando incansavelmente" para reconstruir as cidades e torná-las "mais resilientes".

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) publicou uma montagem com a foto dela e da mãe, Rita Zambelli, a qual qualificou como "melhor mãe do mundo". A parlamentar também fez outra publicação, direcionada para as mães do Rio Grande do Sul, em que pediu que seus seguidores "separem alguns minutos deste dia para orar por elas".

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, além de lamentar a situação pela qual passam as mães gaúchas, também deixou uma mensagem direcionada para as mães trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Com certeza muitas de vocês estão deixando muito tempo dedicado à sua família para se dedicar a esse grande trabalho de recuperação, de resgate e de reconstrução", disse a ministra.

"Cuidado não é só amor. É amor, mas também é trabalho!" Com essa frase, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), líder do PSOL na Câmara, desejou feliz Dia das Mães, afirmando que deseja e luta para que as mães do Brasil tenham seus direitos garantidos, e não recebam apenas homenagens - as quais qualificou como "importantíssimas".

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, postou uma foto abraçando a própria mãe, dona Alenice, a quem chamou de "a figura mais importante" de sua vida. "Tudo que eu sou é por causa dessa mulher, que batalhou para sustentar a família e criar seus filhos pelo exemplo e com carinho. Te amo, mãe!", escreveu o ex-deputado.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) postou um vídeo dizendo que "com todas as limitações e imperfeições do Parlamento", procura trabalhar todos os dias pelas mães, defendendo "a vida", "a família", "protegendo nossas crianças da erotização infantil", "contra a liberação das drogas como a maconha", e "contra o alcoolismo".

A família Bolsonaro, até o início desta tarde, publicou apenas notas de pesares sobre o falecimento da deputada Amália, amiga pessoal da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com quem dividia a presidência, na condição de vice, do PL Mulher.

Publicidade
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a mãe dele, dona Alenice. Foto foi publicada no perfil no X (antigo Twitter) do ex-deputado em comemoração ao Dia das Mães.
Foto: @MarceloFreixo via X (antigo Twitter) / Estadão
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações