Picciani é eleito presidente da Alerj pela 4ª vez

2 fev 2009 - 20h18
(atualizado às 22h27)

Por 67 votos a favor e dois contra, a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro reconduziu, nesta segunda-feira, pela quarta vez consecutiva, o deputado Jorge Picciani (PMDB) à presidência da Casa.

Picciani, que encabeçava a chapa única Transparência e Democracia, exercerá o cargo por mais dois anos, período em que pretende, segundo discursou, ampliar a austeridade orçamentária que vem marcando sua atuação à frente da mesa diretora.

Publicidade

"No último ano, gastamos o correspondente a 1,16% do que o Estado arrecadou, o que representa o menor gasto da história do Parlamento do Rio", afirmou Picciani, relembrando que os gastos do Legislativo já chegaram a 2,65% deste montante.

A Casa, que em dezembro remanejou R$ 35 milhões de seu orçamento para ajudar universidades estaduais, Defensoria e Ministério Público, votará amanhã a destinação de mais R$ 20 milhões às cidades afetadas pelas chuvas no Estado.

Após anunciar que não voltará a se candidatar a uma vaga na Alerj, onde é deputado há 20 anos, Picciani afirmou que espera fazer desses dois últimos anos na Casa os melhores de sua carreira.

Picciani também minimizou os dois votos contrários à sua reeleição, dos deputados Alessandro Molon (PT) e Marcelo Freixo (Psol). Em seu discurso, elogiou os colegas e reforçou sua defesa da diversidade de idéias na Casa. "É possível praticar a democracia defendendo as idéias divergentes. Os deputados que votaram, ou não, em mim, terão os espaços correspondentes ao seu desejo e à sua vocação em trabalhar pelo povo do Rio", comprometeu-se.

Publicidade

A chapa eleita sofreu poucas alterações em relação à composição da mesa diretora dos primeiros anos da atual Legislatura. Além de Picciani, foram reeleitos os deputados Coronel Jairo (PSC), como primeiro vice-presidente, Gilberto Palmares (PT), como segundo vice-presidente, e Graça Matos (PMDB), como primeira-secretária.

O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações