URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

PCdoB se diz surpreso com prisão de dirigente prestigiado no RS

30 abr 2013 - 14h46
(atualizado às 14h46)
A Polícia Federal apreendeu mais de R$ 500 mil na Operação Concutare
A Polícia Federal apreendeu mais de R$ 500 mil na Operação Concutare
Foto: Polícia Federal / Divulgação

Após a Polícia Federal prender o ex-secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Fernando Niedersberg (PCdoB) , por suposto envolvimento em esquema de corrupção para a liberação de licenças ambientais, o Partido Comunista do Brasil se disse surpreso com a prisão de seu filiado, apontado como “dirigente do partido prestigiado no governo Tarso (Genro) em razão da sua capacidade política e técnica, demonstrada desde a campanha eleitoral onde ajudou na elaboração do programa de governo”, afirma a nota assinada pela direção estadual da legenda divulgada nesta terça-feira. 

Niedersberg foi diretor presidente da Fundação de Proteção do Meio ambiente (Fepam) e recentemente assumiu a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Também foram presos na operação Concutare o secretário municipal de Meio ambiente Luiz Fernando Záchia, e o ex-secretário estadual Berfran Rosado.

Publicidade

De acordo com partido, ao assumir a secretaria e a Fepam, o PCdoB enfrentou problemas estruturais que persistem há mais de uma década. Informou ainda que técnicos indicados pela legenda reestruturaram o setor, reforçando os cuidados com o meio ambiente.

O comunicado informa que foram abertos processos de sindicância de punições administrativas, bem como a revisão dos processos de licenciamento.

“O PCdoB defende ampla investigação e tem convicção de que todos os fatos serão esclarecidos em benefício da sociedade”, finaliza a nota.

A oposição se mobiliza para criar CPIs na Câmara Municipal de Porto Alegre e na Assembleia Legislativa. Após a deputada federal comunista Manuela D´Ávila, que teve Berfran Rosado (preso pela PF na Concutare) como vice em sua chapa para a prefeitura de Porto Alegre, em 2008, ter sido indagada sobre a participação de seu partido na criação das comissões, ela divulgou uma foto no Twitter, na qual os vereadores João Derly e Jussara Cony aparecessem assinando o requerimento para criação da CPI. 

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações