URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

MPF não recebeu competência para determinar políticas públicas, diz Gonet

Comentário foi feito durante posse na em posse na Procuradoria Geral da República (PGR) nesta segunda-feira, 18

18 dez 2023 - 10h58
(atualizado às 11h51)
O presidente Lula (PT) com o novo ministro do STF, Flávio Dino, e novo PGR, Paulo Gonet
O presidente Lula (PT) com o novo ministro do STF, Flávio Dino, e novo PGR, Paulo Gonet
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O récem-empossado procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse nesta segunda-feira que o Ministério Público Federal (MPF) não recebeu a competência para determinar políticas públicas, afirmando que sob seu comando a organização não buscará palco ou holofotes.   

Durante discurso de posse na PGR, Gonet ainda defendeu que o MPF possui a obrigação indeclinável de combate à corrupção e às organizações criminosas.

Publicidade

A cerimônia de posse do novo PGR começou às 10h30 desta segunda-feira, 18, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e a PGR interina, Elizeta Ramos, estiveram presentes na cerimônia. 

O ex-procurador-geral da República Augusto Aras também está na solenidade. Ele deixou o cargo no fim de setembro após quatro anos à frente da PGR.

A indicação de Gonet à PGR foi aprovada na semana passada por ampla margem no plenário do Senado (65 votos favoráveis e 11 contrários). Antes, ele passou por sabatina de mais de 10 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa ao lado de Dino. Gonet substitui a procuradora Elizeta Ramos, que estava ocupando o cargo interinamente desde setembro. Ela foi a PGR interina a ficar mais tempo no cargo, por quase três meses.

Com informações do Estadão Conteúdo. 

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se