O secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), disse nesta quarta-feira, 10, que deixará o cargo na gestão Tarcísio de Freitas. A declaração foi dada à rádio CBN.
O Estadão apurou com uma fonte no governo estadual que a saída de Kassab deve ser concretizada até o final do ano. Ele fará parte da leva de trocas que Tarcísio promoverá envolvendo os secretários que pretendem disputar ou se envolver nas eleições de 2026. A ideia do governador é antecipar as mudanças, que normalmente acontecem em março, e começar o próximo ano com a equipe definitiva.
"Pode ser hoje, pode ser amanhã, ainda não tem nada. Isso pode ser até março. Já estou delegando funções. Eu estou cada vez mais me envolvendo com o processo eleitoral e quero estar à frente do partido para comandar as eleições. Só isso. Não tem nada de candidatura minha", disse Kassab à CBN.
Presidente nacional do PSD, Kassab tem o desejo de ser candidato ao Palácio dos Bandeirantes, na ausência de Tarcísio, ou vice em uma chapa estadual encabeçada pelo próprio governador no ano que vem. Ele, contudo, sofre resistência dos bolsonaristas e dos partidos de centro-direita.
Além de Kassab, devem deixar a gestão paulista nas próximas semanas o secretário de Agricultura, Guilherme Piai (Republicanos), o secretário de Turismo, Roberto Lucena (Republicanos) e a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro (PL). Todos eles serão candidatos no próximo pleito.