Em debate, Dilma defende apoio brasileiro a países latino-americanos

27 ago 2014 - 00h38

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira no primeiro debate na televisão o apoio brasileiro a obras de infraestrutura em outros países da América Latina, ao ser questionada sobre o financiamento do porto de Mariel, em Cuba.

Para a candidata à reeleição, o crédito brasileiro a projetos em diversos países latino-americanos está condicionado à participação de empresas brasileiras nas obras e no fornecimento dos materiais, e, por isso, gera emprego e renda para o Brasil.

Publicidade

"O Brasil tem condições de construir políticas de apoio à América Latina que beneficiem país e nossas empresas", afirmou a presidente-candidata no debate promovido pela Band.

A chefe de Estado acrescentou que essa política parte do princípio de que o Brasil assume a responsabilidade de ser a maior potência regional.

Segundo a presidente, antes o Brasil dirigia seu olhar para os países desenvolvidos e "hoje olha para toda a América Latina e toda a África, e tem uma relação com os Brics (bloco integrado pelo país junto com Rússia, Índia, China e África do Sul) e isso nos permitiu criar o banco dos Brics, que também vai financiar obras em países em desenvolvimento".

"Fizemos um variante do FMI (Fundo Monetário Internacional), um acordo para proteger os países da volatilidade internacional", ressaltou.

Publicidade

O candidato do PSC, Everaldo Pereira, questionou Dilma pelo financiamento que "favorece a ditadura cubana" de obras complementares no porto do Mariel, uma milionária obra conjunta iniciada em 2011 na ilha.

Dos US$ 957 milhões orçados para a construção do Terminal de Contêineres do porto do Mariel, o BNDES financiou um terço desse valor (US$ 682 milhões).

"Quando se financia empresa no exterior se garante empregos aqui. A mesa do trabalhador brasileiro tem um padrão de consumo que nunca teve" ressaltou a presidente, que justificou que, se o Brasil não participasse deste tipo de projeto de infraestrutura, outros países europeus, "como a Holanda", o fariam.

Segundo uma pesquisa divulgada hoje pelo Ibope, Dilma venceria o primeiro turno, em 5 de outubro, com 34%, seguida por Marina, que com 29% relegaria Aécio Neves ao terceiro lugar, com 19%.

Esses resultados forçariam um segundo turno, previsto para 26 de outubro, no qual Marina, com 45% venceria Dilma, que obteria 36%.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se