Companheiro de vereadora do PSOL é preso como procurado da Justiça em SP

Flávio Eduardo dos Santos, parceiro de Sílvia Ferraro, foi identificado por câmeras do Smart Sampa; ele foi condenado por roubo qualificado

9 jul 2025 - 22h01
(atualizado às 22h20)

A Guarda Civil Metropolitana prendeu na manhã desta quarta-feira, 9, Flávio Eduardo dos Santos, de 49 anos, companheiro da vereadora Sílvia Ferraro (PSOL) em São Paulo. Ele foi identificado como procurado da Justiça por meio das câmeras do sistema de monitoramento Smart Sampa e, em seguida, detido por uma equipe da GCM.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, havia um mandado de prisão expedido contra Santos desde março deste ano pela 14ª Vara Criminal Central. Ele foi condenado a sete anos e três meses de reclusão por roubo qualificado. A prisão ocorreu no bairro do Brás, região central da capital.

Publicidade
Flávio Eduardo dos Santos e vereadora Silvia Ferraro, do PSol
Flávio Eduardo dos Santos e vereadora Silvia Ferraro, do PSol
Foto: @silviaferrarobancadafeminista via Instagram / Estadão

"O homem foi conduzido ao 8º Distrito Policial (Brás), onde a ordem judicial foi confirmada, e ele permaneceu detido, à disposição da Justiça", informou a pasta.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Santos. O espaço segue aberto para manifestações.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a vereadora Sílvia Ferraro esclareceu que soube apenas "no dia 09/07/2025 que havia um mandado de prisão expedido, referente a um processo de 2014, em desfavor de Flávio Eduardo dos Santos, com quem mantinha um relacionamento recente".

"É totalmente caluniosa qualquer tentativa de vincular o nome da vereadora e a sua atuação política com esse fato. Que as garantias ao devido processo legal sejam cumpridas neste e em qualquer caso ou julgamento", informa a nota.

Publicidade

Segundo a Prefeitura de São Paulo, as câmeras do Smart Sampa já ajudaram na captura de 1424 foragidos, sendo 1104 somente neste ano. Também auxiliou na prisão de 2746 criminosos em flagrante e na localização de 73 pessoas desaparecidas. Apenas em julho deste ano, o programa auxiliou na prisão de 63 criminosos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações