URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Como fica a Câmara dos Deputados na véspera de feriado; veja vídeo

Na véspera do Dia do Trabalho, Casa fica vazia, sem sessão plenária, votação em comissões e a presença de praticamente nenhum deputado em Brasília

30 abr 2024 - 22h03

BRASÍLIA — Na véspera de um feriado, a Câmara dos Deputados não realizou nenhuma atividade em Brasília nesta terça-feira, 30. Praticamente nenhum parlamentar veio à capital federal, já que não houve sessão deliberativa em plenário e nenhuma votação em nenhuma das 30 comissões.

Deputados aproveitaram para permanecer em suas bases eleitorais nos Estados ao longo da semana em razão do Dia do Trabalho, no 1º de maio. Não houve nenhuma atividade dentro da Casa, em Brasília, nesta terça-feira. O próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) preferiu ficar em Alagoas.

Publicidade
Salão verde da Câmara ficou esvaziado na tarde desta terça-feira; geralmente, este dia da semana é o mais movimentado da Casa.
Salão verde da Câmara ficou esvaziado na tarde desta terça-feira; geralmente, este dia da semana é o mais movimentado da Casa.
Foto: Levy Teles/Estadão / Estadão

Apenas um deputado, Felipe Carreras (PSB-PE), foi visto no Congresso nesta terça-feira. Ele foi o criador do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) durante a pandemia e por isso acompanhou a votação do Senado do projeto de lei que trata sobre a retomada do programa.

A terça-feira é, geralmente, o dia com mais movimento na Casa. É o dia em que praticamente todos os deputados permanecem em Brasília até a quarta-feira para participar das comissões e das sessões plenárias. Apenas houve duas atividades realizadas pela Câmara nesta terça-feira, todas foras de Brasília: o encontro da Comissão de Agricultura na Agrishow 2024, em Ribeirão Preto, e um seminário sobre reajuste salarial de servidores universitários, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), pela Comissão de Administração.

Mesmo com plenário esvaziado, Senado aprova retomada do Perse

Do outro lado do Congresso, no Senado, líderes e alguns outros senadores marcaram presença. Havia, matérias importantes para votação na pauta da Casa. O plenário aprovou a retomara do Perse. Figuraram menos de uma dezena de senadores já no final da tarde.

Alguns senadores optaram por participar da discussão e da votação remotamente, aparecendo em vídeo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ficou em Brasília, assim como líderes tanto do governo como da oposição, num momento em que a relação de Pacheco e o Executivo está estremecida. A maioria dos assentos do plenário Senado permaneceram vazios ao longo da terça-feira.

Publicidade

Houve maior movimentação de senadores pela manhã, já que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou de sessão na Comissão de Infraestrutura.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se