Câmara e Senado definem novos presidentes neste sábado

Disputa das Casas já tem como favoritos representantes do Centrão

1 fev 2025 - 08h44
(atualizado às 14h22)
Cúpulas do Congresso Nacional
Cúpulas do Congresso Nacional
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O Congresso Nacional elege os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, neste sábado, 1º . Os novos líderes comandarão entre 2025 e 2024 projetos importantes para definir o que governo Lula (PT) poderá mostrar como conquistas até o final do mandato. 

Os primeiros a definir quem será o presidente e chefe do Congresso Nacional são os senadores. A votação, feita com cédula, está marcada para começar às 10h. Na sessão que começa posteriormente, também serão escolhidos os novos vice-presidentes e secretários da Casa. A escolha do presidente e dez membros da mesa são definidos com 41 votos no primeiro turno.

Publicidade

A definição para presidente da Câmara ocorre em sessão secreta, a partir das 16h, com voto eletrônico. São necessários 257 votos para vencer no primeiro turno e eleger o presidente e dez cargos da Mesa Diretora. 

As disputas com o comando das Casas não devem trazer surpresas, já que representantes do Centrão são os favoritos para ocupar os cargos. 

No senado, disputam Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). O primeiro é o favorito para suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e promete atuar para dar celeridade às pautas governistas e acalmar os ânimos no Parlamento. Essa foi a medida dele para atrair o apoio do governo, que espera aprovar o plano de corte de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP)
Foto: Mario Agra/Agência Câmara e Dida Sampaio/Estadão / Estadão

Já na Câmara, três deputados federais concorrem ao cargo: Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Hugo Motta (Republicanos-PB) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Motta desponta no páreo, assegurando o apoio de 17 bancadas. Ele também conta com o respaldo de Lira. 

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se