Câmara do Rio aprova 'megaferiado' para recepção à cúpula do G20

Projeto de Lei, apresentado pela prefeitura carioca, foi aprovado em 2ª discussão e segue para sanção do prefeito Eduardo Paes

17 abr 2024 - 18h05
(atualizado às 18h28)
Resumo
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou a criação de um 'megaferiado' municipal durante a reunião da cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de novembro.
Vereadores do Rio aprovam 'megaferiado' para realização da cúpula do G20
Vereadores do Rio aprovam 'megaferiado' para realização da cúpula do G20
Foto: Veja Rio

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou a criação de um 'megaferiado' municipal, durante a reunião da cúpula do G20 na cidade, para os dias 18 e 19 de novembro. A proposta emenda os feriados da Proclamação da República e Consciência Negra, nos dias 15 e 20 de novembro, respectivamente, para 'facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento'.

O Projeto de Lei 2.857/2024, de autoria da Prefeitura do Rio, foi aprovado em 2ª discussão durante sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, 17. Agora, o prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) tem 15 dias para sancionar a medida. 

Publicidade

O texto original recebeu uma emenda dos vereadores que inclui, entre as atividades que não serão paralisadas, as indústrias situadas nas Zonas Norte e Oeste do Rio, bem como as padarias e estabelecimentos que desenvolvam suas atividades por meio de trabalho remoto. 

A capital recebe, nos dias 18 e 19, a reunião da cúpula das maiores economias do mundo. Segundo a prefeitura, o feriado é 'imprescindível' para a realização do encontro. São esperados mais de 30 chefes de Estado e 15 mil visitantes internacionais no Rio de Janeiro. 

O 'megaferiado' não contempla comércios de rua, hotéis e hospedagens, centros comerciais e shoppings, estabelecimentos culturais, como teatros e cinemas, pontos turísticos e empresas de jornalismo e radiodifusão, segundo o projeto. 

Reunião do G20 no Rio

O Brasil assumiu pela primeira vez, em 1º de dezembro de 2023, a presidência do 'Grupo dos 20', formado pelas 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana. Assim, o Rio de Janeiro receberá a 19ª reunião da cúpula, que carrega o lema 'Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável'. 

Publicidade

Além do Rio, outras 14 cidades receberão atividades do evento. O Governo Federal estima um gasto de R$ 300 milhões para sediar a cúpula do G20, publicou o jornal Folha de S. Paulo.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações