Bolsonaro confirma indicação de André Mendonça ao STF

Presbiteriano, Mendonça é pastor. Bolsonaro prometeu várias vezes que indicaria um nome "terrivelmente evangélico" para a Suprema Corte

12 jul 2021 - 20h40
(atualizado às 21h12)

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta segunda-feira que irá formalizar a indicação do advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, para o Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

Segundo Bolsonaro, há uma grande possibilidade de aprovação de Mendonça no Senado, apesar de fontes ouvidas pela Reuters, tanto alinhadas ao governo, quanto independentes, admitirem haver resistências ao nome de Mendonça, que conta com forte apoio da bancada evangélica.

Publicidade
Presidente Jair Bolsonaro em primeiro plano; ao fundo, o AGU André Mendonça 
09/12/2020
REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Jair Bolsonaro em primeiro plano; ao fundo, o AGU André Mendonça 09/12/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Bolsonaro, que confirmou a nomeação em entrevista coletiva, disse ter pedido a Mendonça que uma vez por semana ele comece uma sessão do STF com uma oração.

"Os ministros não vão se opor a isso", afirmou.

Mendonça já iniciou um périplo para viabilizar a sua aprovação, mesmo antes da formalização. Apesar das resistências, a perspectiva é de que se consiga a aprovação do nome.

Apesar de a indicação caber ao presidente da República, é o Senado quem chancela ou não a escolha em votação nominal e secreta no plenário, após uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Publicidade

Presbiteriano, Mendonça é pastor. Bolsonaro prometeu várias vezes que indicaria um nome "terrivelmente evangélico" para a Suprema Corte.

O decano do STF, Marco Aurélio Mello, se aposentou compulsoriamente nesta segunda-feira, ao completar 75 anos de idade. No ano passado, Bolsonaro indicou o ministro Nunes Marques para a vaga que era de Celso de Mello, que também se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações