Após denúncias, Lupi usa site do ministério para vazar reportagens

10 nov 2011 - 15h41
(atualizado às 16h09)

Daniel Favero

O ministro prestou esclarecimentos sobre contas envolvendo a pasta
O ministro prestou esclarecimentos sobre contas envolvendo a pasta
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Após a divulgação de matérias na imprensa sobre o envolvimento do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, em supostos esquemas de corrupção, a pasta resolveu, por ordem de Lupi, responder as solicitações feitas por jornalistas por meio de um blog antes das matérias serem publicadas pelos respectivos veículos.

Publicidade

"A partir desta quarta-feira, 9 de novembro, o MTE leva maior transparência aos pedidos de informações de vários veículos de comunicação ao Ministério. Todas as demandas encaminhadas à Assessoria de Comunicação Social serão disponibilizadas no Blog do Trabalho (blog.mte.gov.br), devidamente respondidas. Esta medida, decidida pelo Ministro Carlos Lupi, tem o objetivo de levar mais transparência aos questionamentos feitos pela Imprensa, e que muitas vezes, sequer levam em considerações as respostas do MTE", diz a justificativa para a publicação das respostas.

Para o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, a medida pode ser encarada como uma "retaliação" do ministro contra as denúncias das quais tem sido alvo e mostra uma dificuldade de lidar com a liberdade de imprensa no trato de assuntos de interesse público.

"Acho que é ruim. Se for uma tentativa de esvaziar, é uma tentativa de inibir a atividade jornalística e mostra uma dificuldade que o ministro tem de lidar com a publicação de temas que são de interesse público (...) E com isso ele acaba com um dos fundamentos básico do jornalismo que é a concorrência, a ideia do furo, que é um dos elementos determinantes do jornalismo, o ineditismo".

Após a queda do ex-ministro do Esporte Orlando Silva, que deixou a pasta para se defender de acusações sobre a participação em esquemas de desvios de recurso do ministério por meio de convênios com ONGs, Lupi passou a ser alvo de denúncias.

Publicidade

De acordo com reportagem da revista Veja, o Instituto Êpa, sediado no Rio Grande do Norte, teria sido um dos alvos do esquema de cobrança de propina no ministério, tendo sido orientado a verificar com Weverton Rocha, então assessor especial de Lupi, ou Anderson Alexandre dos Santos, coordenador-geral de qualificação, como pagar propina e conseguir parcerias com o governo.

À reportagem da revista, representantes das ONGs disseram que as organizações contratadas pelo ministério tinham o repasse de recursos bloqueados após enfrentar problemas com a fiscalização da pasta. Assessores do ministro então procuravam os dirigentes das entidades para resolver o problema e cobravam propinas que variavam entre 5% e 15%.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações