Após casos de espionagem, vice dos EUA tem reunião com Dilma

17 jun 2014 - 14h24
(atualizado às 14h27)
<p>O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden veio ao Brasil para assistir a uma partida da Copa do Mundo</p>
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden veio ao Brasil para assistir a uma partida da Copa do Mundo
Foto: Brian Snyder / Reuters

Em visita a Brasília para reaproximar as relações com o Brasil, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que parceiros como o Brasil continuarão sendo consultados dentro da política de privacidade dos Estados Unidos. Mais cedo, Biden se encontrou com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e esta é a primeira reunião de alto nível entre os dois governos desde que Dilma cancelou uma visita de Estado a Washington decorrente das denúncias de espionagem.

Publicidade

“Em janeiro último, os Estados Unidos anunciaram um importante reforma, incluindo a aplicação as mesmas proteções de privacidade, de acordo com a nossa Constituição do nosso país, para com as pessoas do nosso país, para os cidadão dos mundo. E continuaremos fazendo consultas próximas a nossos amigos e parceiros, como o Brasil segundo as coisas procedem”, declarou o vice-presidente americano em declaração à imprensa.

Antes do encontro com Dilma, nesta manhã, o vice-presidente dos Estados Unidos disse “ter confiança” em restabelecimento pleno das relações bilaterais, estremecidas após as denúncias de espionagem do governo americano a autoridades, cidadãos e empresas brasileiras.

Joe Biden reconheceu a liderança brasileira na questão da segurança cibernética, mas reiterou que o assunto é uma questão que interessa também ao povo americano. “É claro que discutimos o programa de vigilância dos Estados Unidos revelados no ano passado. Sei que o assunto importante bastantes às pessoas aqui. Bem francamente, importante bastante às pessoas dos Estados Unidos também”, disse.

Publicidade

Ele lembrou que em janeiro deste ano, o presidente Barack Obama fez mudanças reais na política de vigilância. “o presidente Obama pediu uma revisão imediata depois que soubemos das revelações e, baseados nas suas instruções, fizemos mudanças reais no nosso processo e estamos adotando uma nova abordagem nessas questões”, lembrou o vice-presidente americano.

Biden veio ao Brasil a convite do governo brasileiro para assistir a uma partida da Copa do Mundo, entre Estados Unidos e Gana, ontem em Natal. Em Brasília, ele se encontrou com Dilma e com o vice-presidente Michel Temer, seu contraparte.

O vice-presidente americano tem desempenhado um papel de maior diálogo do governo americano com a América Latina. Foi ele quem preparou terreno para o convite dos Estados Unidos a Dilma para uma visita de Estado e é ele quem tenta minimizar o mal-estar diplomático.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações