Líder do PCC que já conviveu com Marcola na prisão é capturado no litoral de SP

Prisão aconteceu nesta quarta-feira, 7, em uma academia localizada no bairro Enseada, em Guarujá (SP)

7 out 2026 - 20h08
(atualizado às 21h09)
Após prisão em Guarujá, líder do PCC foi encaminhado para a sede da Delegacia da Polícia Federal em Santos (SP)
Após prisão em Guarujá, líder do PCC foi encaminhado para a sede da Delegacia da Polícia Federal em Santos (SP)
Foto: Divulgação/21º BPMI da Polícia Militar do Estado de SP

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e a Polícia Federal (PF) resultou na prisão de Gralber Compri, um dos membros da alta cúpula da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), em Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira, 7. 

Segundo a PM, Gralber foi detido em uma academia localizada no bairro Enseada. Ele era considerado foragido desde que um mandado de prisão foi expedido contra ele no âmbito da Operação Hauler, deflagrada pela PF na cidade de Araraquara (SP). 

Publicidade

O criminoso também tem uma condenação definitiva a 17 anos de prisão por envolvimento em um esquema 'sofisiticado' de lavagem de dinheiro, ao qual é atribuída uma movimentação financeira superior a R$ 74 milhões. 

A corporação afirma que o 'nível de periculosidade e a relevância do indivíduo na hierarquia criminal são evidenciados' pelos registros de Gralber no sistema prisional, que indicam que ele teve convívio direto com Marcos Willians Herbas Camacho, o 'Marcola', na Penitenciária de Presidente Venceslau (SP). 

A prisão de Gralber foi possível graças à ação conjunta entre a PMESP e a PF. Após a concentração de dados sobre o foragido pela PF, a inteligência policial pôde confirmar o paradeiro do criminoso. Com ele, foram apreendidos documentos e cartões falsos, emitidos em nome de terceiros, e dois celulares. 

Após a prisão e a confirmação da real identidade do criminoso, ele foi levado à sede da Delegacia de Polícia Federal em Santos, também no litoral de São Paulo. Além da PF, a ação foi realizada pelas equipes do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior (21º BPMI). 

Publicidade
Grupo com policiais e ex-policiais é alvo da PF por venda de fuzis e vazamento de dados no Rio
Video Player
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se