Irmãos sequestrados por avó há 2 anos retornam ao Brasil

Rennan, 8 anos, e Lorran, 6 anos, partiram para uma viagem com a avó e a tia para a França em 15 de maio de 2011, com a autorização da mãe, mas não voltaram

26 abr 2013 - 23h22
(atualizado às 23h22)
De acordo com a Adidância da Polícia Federal na África do Sul, os meninos estavam morando no subúrbio de Joanesburgo
De acordo com a Adidância da Polícia Federal na África do Sul, os meninos estavam morando no subúrbio de Joanesburgo
Foto: Polícia Federal / Divulgação

Dois irmãos sequestrados pela avó paterna em 2011 retornaram ao Brasil nesta sexta-feira. Rennan, 8 anos, e Lorran, 6 anos, partiram para uma viagem com a avó e a tia para a França em 15 de maio de 2011, com a autorização da mãe, mas não voltaram. De acordo com a Adidância da Polícia Federal na África do Sul, os meninos estavam morando no subúrbio de Joanesburgo.

Publicidade

A mãe das crianças, Rosane Coutinho, viajou para a África do Sul assim que foi informada pela polícia. Segundo as investigações, em fevereiro, a Polícia Federal em Paris estava prestes a localizar a avó e a tia na França e cumprir o mandado de busca e apreensão dos meninos, mas elas se mudaram com as crianças para Joanesburgo.

"Por meio de investigações com o apoio da Interpol e da SAPS (South Africa Police Service) conseguimos localizar a avó, a tia e as crianças morando em um pequeno apartamento no subúrbio da cidade de Joanesburgo, e mantê-las sob vigilância até o momento da deflagração da 'Operação Cegonha'", informou o adido brasileiro da PF na África do Sul, delegado Jader Lucas.

"Verificamos que os meninos estavam com passaporte e visto de permanência expirados e não estavam frequentando a escola", disse o delegado. Segundo ele, no mesmo dia que a mãe das crianças desembarcou no país, "foi possível, de forma tranquila, abordar o imóvel e negociar com a tia a entrega pacífica dos meninos a mãe, sendo que nesse momento a avó não se encontrava no apartamento".

A avó e a tia dos meninos ficaram na África do Sul e foram convidadas pela PF para prestar esclarecimentos. No Brasil, elas foram indiciadas por crime de subtração de menor.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações