Homem é morto com golpe de faca na frente da esposa e filha em São Paulo; vizinha é suspeita

Eduardo Paiva Batista foi atingido por um golpe na região do pescoço, foi socorrido, mas não resistiu

23 mar 2023 - 23h00
(atualizado às 23h01)
Eduardo Paiva Batista foi morto na frente da esposa e da filha
Eduardo Paiva Batista foi morto na frente da esposa e da filha
Foto: Arquivo Pessoal

Um homem de 39 anos foi morto, na madrugada da última terça-feira, 21, na frente da esposa e da filha de 3 meses, em São Paulo. O caso ocorreu após um desentendimento com vizinhos do casal.

A suspeita é uma mulher de 24 anos, que mora no mesmo prédio, e esfaqueou Eduardo Paiva Batista. Ela fugiu junto do irmão, que estava presente no momento do crime, e ainda não foi localizada. A Polícia Civil investiga o caso.

Publicidade

Ao Terra, a esposa do técnico em eletrônica, Samantha de Carvalho Firmino, contou que, naquela noite, o marido chegou em casa e viu uma bituca de cigarro na varanda do apartamento, no 1º andar de um condomínio residencial na Rua do Glicério, na Liberdade, na área central da capital paulista, e chegou a comentar que poderia ter sido algum vizinho, que se mudou recentemente.

Em seguida, ela comentou com Eduardo que o aplicativo do banco notificou que o cartão de crédito havia chegado, no entanto, o item não tinha sido recebido por ela. Então, a vítima decidiu perguntar aos vizinhos, inclusive alguns que haviam se mudado recentemente, mas que ela não conhecia.

Como ninguém disse que recebeu o cartão, ele voltou ao apartamento. Por volta de 1h30 da manhã, a família ouviu uma mulher gritando alguns nomes, na frente do portão do prédio. "Fiquei nervosa, não ia abrir porque eu não conheço. E falei: 'Dá para você parar de gritar na frente da minha janela? Eu tenho uma bebê pequena, ela está dormindo'. Ela falou: 'Moça, abre o portão para mim, eu preciso entrar, sou moradora nova, eu moro no andar de cima, mudei ontem'", relembra.

A mulher ainda teria dito que morava com a irmã, que não estava atendendo o telefone. A moça chegou até a dizer que poderia contatar o dono do apartamento para confirmar o que ela havia dito. Diante da situação, Samantha pediu para que Eduardo abrisse o portão para a moradora entrar. "Ele desceu, abriu o portão para ela, eu a vi subir, ela agradeceu, e meu marido subiu logo em seguida”, explica.

Publicidade

Confusão

Por volta das 5h, bateram na porta do casal, que acordou assustado. Após perguntar quem estava ali, duas pessoas, sendo um homem e uma mulher, disseram que Eduardo havia “tirado a irmã deles”. Eles abriram a porta na tentativa de esclarecer o ocorrido.

"Meu marido falou que ninguém tinha tirado ninguém, que só tinha ajudado a irmã deles, porque ela pediu para abrirem o portão, estava com medo de ser assaltada, na rua e sem chave", afirma a esposa da vítima. O casal explicou mais uma vez que, no início, não queria abrir pelo fato de não conhecer a moça, mas que depois, acabou abrindo. 

Os irmãos ainda chegaram a contestar o que os dois falaram, e, pouco depois, a mulher tirou uma faca e golpeou Eduardo na região do pescoço. "Foi uma questão de três minutos [a conversa e o golpe]. Ela já tirou uma faca bem rapidamente. [...] Acertou ele com uma facada fatal", relembra.

Nesse momento, Eduardo entrou em seu apartamento, já sangrando, e Samantha fechou a porta com medo de novos golpes. “Porque eu pensei: quem dá uma facada, dá duas, e três'”, afirma. Em seguida, ela ligou para a Polícia Militar e pediu socorro. O técnico foi encaminhado para o Pronto Socorro do Ipiranga, mas não resistiu.

Publicidade

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar tentou localizar a suspeita, bem como o irmão que presenciou o crime, além da outra irmã, que gritou para que abrissem o portão, mas os três já tinham fugido.

Samantha lamenta a perda do marido e pede Justiça. “A nossa família perdeu um pai, um amigo. Eu perdi meu companheiro, a mãe perdeu um filho. Ele era um cara maravilhoso, um ótimo pai, um marido incrível que me tratava muito bem, como uma rainha. Fazia de tudo para fazer a família feliz, sempre foi trabalhador. Ele tá fazendo falta, fazia toda a diferença na nossa família. É uma perda irreparável. Minha filha presenciou tudo o que aconteceu, o pai dela morrendo. Eu perdi o meu amor, o meu companheiro, a troco de nada. Sem motivo nenhum. É totalmente insano, isso é uma maldade, uma crueldade, uma covardia”, finaliza indignada.

O Terra pediu um posicionamento da Polícia Civil sobre o caso, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve nenhum retorno. O homicídio foi registrado no 8º DP de São Paulo (Brás). 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações