Forças de segurança realizam megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, visando combater o Comando Vermelho, com confrontos, barricadas em chamas e mobilização de 2.500 agentes.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o intenso tiroteio durante a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta terça-feira, 28. A ação busca prender lideranças do crime organizado e combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nas imagens também é possível ver barricadas em chamas e a fumaça escura de vários pontos da região. Após a chegada da polícia às comunidades, criminosos reagiram com tiros e com barricadas.
Outros vídeos ainda exibem a entrada de muitas viaturas da polícia nas comunidades. Veja:
🚨⚠️
Bom Dia!!
Tiroteio intenso na Zona Norte, operação policial nos Complexos da Penha e Alemão, duas áreas controladas pelo Comando Vermelho;
• Muitas viaturas da polícia civil no local
• Caveirão também está presente
Atenção na região pic.twitter.com/vR9OiEwiMT
— 𝗖𝗥𝗜𝗠𝗘 𝗥𝗘𝗔𝗟 𝗥𝗝 🇧🇷🔥 (@CrimeRealrj) October 28, 2025
Amanheceu no Vietnã
Cpx da Penha pic.twitter.com/eHBiFVcufP
— M. ALBUQUERQUE (@MarcelinhoCaa) October 28, 2025
Complexo da penha:
Drone jogando granada
Operação dia 28 pic.twitter.com/LeXXpMTqPa
— lucas (@lucasmalsvsdo) October 28, 2025
4/ FORÇAS MOBILIZADAS: @PMERJ participa com o Comando de Operações Especiais (COE) e unidades operacionais da capital e Reg Metropolitana. A @PCERJ mobilizou agentes da CORE, delegacias especializadas, distritais, Dept. de Combate à Lavagem de Dinheiro e Subsec de Inteligência pic.twitter.com/sUhOu5BLFv
— Governo do RJ (@GovRJ) October 28, 2025
Investigação
A operação foi deflagrada a partir de mais de um ano de investigação e mandados de busca e apreensão e de prisão obtidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). A força-tarefa é uma etapa da Operação Contenção, ação permanente de combate à facção.
Cerca de 2.500 agentes se concentram nos dois complexos, que abrigam, juntos, 26 comunidades. Participam da operação policiais militares do Comando de Operações Especiais e das unidades operacionais da PM da capital e região metropolitana.
A Polícia Civil mobilizou agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência. A ação também tem a participação de promotores do Ministério Público Estadual.
A ação conta com drones, helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.