Chico Bala é preso no ES; Capitão Queiroz se apresenta à PM

26 fev 2010 - 03h43
(atualizado às 05h24)

Os dias de liberdade de dois milicianos da Zona Oeste do Rio na noite dessa quinta-feira. O ex-PM Francisco César Silva de Oliveira, o Chico Bala, foi preso por policiais da 35ª DP (Campo Grande) em uma mansão de luxo em Guarapari, Espírito Santo, onde tentava uma "vida nova" com a família. Já o capitão reformado Epaminondas de Queiroz Medeiros Júnior se apresentou à Polícia Militar.

Acusado de comandar um dos principais grupos paramilitares de Campo Grande, Chico Bala estava foragido há quase oito meses. O delegado Fábio Barucke e três agentes conseguiram localizá-lo após 15 dias de buscas na cidade. Ele foi capturado durante um churrasco pelo aniversário de 11 anos do filho, na frente de 15 parentes.

Publicidade

Ao perceber que seria preso, o ex-PM correu e se trancou num dos quartos da casa de três andares. Quando se entregou e teve os pés e mãos algemadas na frente da família, o miliciano chorou. "Não sou bandido, sou policial. Poderia estar armado e com seguranças, mas minha família me pediu para não ter nada em casa porque queria ter uma vida nova aqui, não ser reconhecido", disse. "A família é evangélica e tentou consolá-lo, dizendo que era melhor ser preso que morto. Eles disseram que se conseguimos prendê-lo, é porque tinha que ser assim", contou o delegado.

A vida nova a que Chico Bala se referiu era desfrutada na mansão no bairro São Judas Tadeu. O ex-PM levou toda a família para Guarapari: mulher, filhos, pais, irmãos e sobrinhos. Protegida por muro de 4 m de altura, cerca elétrica e câmeras, a casa chama a atenção. Dentro, havia piscina gigante, TV de LCD de 96 polegadas e uma picape Cherokee blindada, apreendida na garagem, assim como um computador.

Um dos caminhos para descobrir o esconderijo foi a descoberta do hospital onde seu pai está internado, depois de sofrer um derrame. No entanto, o ex-PM registrou endereço errado na unidade. "Checamos várias informações até descobrirmos o aniversário do filho dele", contou Barucke.

Quatro policiais, então, ficaram na porta da casa, dentro de um carro. "Depois de um tempo, vizinhos desconfiaram e chamaram a PM. Tive que me apresentar e explicar a situação para não chamar a atenção", relembrou o delegado.

Publicidade

Doze policiais de Guarapari, Vila Velha e Vitória ajudaram na prisão. Chico Bala foi levado à noite para Vitória e deve chegar ao Rio nesta sexta-feira.

Investigado pela Draco e Polícia Federal

Apontado como um dos líderes da milícia em Rio das Pedras, o capitão Queiroz tinha mandado de prisão pedido pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas e Inquéritos Especiais (Draco-IE). Na noite de quinta-feira, ele se entregou no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica. Como não cumpre mandado de prisão, a unidade o levou à 21ª DP (Bonsucesso).

O oficial foi indiciado ainda pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro depois de ser revelado o enriquecimento de integrantes da milícia de Rio das Pedras, onde o PM é dono de lotéricas e cartório. Ele chegou a se candidatar a vereador, mas desistiu da disputa após denúncias sobre seu envolvimento com a milícia.

Fonte: O Dia
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações