PF pede autorização para recuperar dados de amigo de Temer

7 ago 2017 - 18h57
(atualizado às 19h10)

A Polícia Federal pediu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que o Instituto Nacional de Criminalística realize um procedimento especial a fim de extrair dados do celular do coronel aposentado João Baptista Lima Filho, amigo do presidente Michel Temer e alvo de busca e apreensão a partir da delação de executivos da JBS.

Ministro do Supremo Edson Fachin
Ministro do Supremo Edson Fachin
Foto: Adriano Machado / Reuters

A autorização específica se justifica, segundo a PF, porque o procedimento pode levar à eventual perda de dados do aparelho apreendido.

Publicidade

O telefone celular foi retido pela PF em maio, no endereço comercial do coronel aposentado em São Paulo. O laudo inicial feito pela polícia indicou que, em relação aos emails, somente foi possível ter acesso a data, hora, assunto, remetente e destinatário, mas não ao conteúdo do corpo das mensagens eletrônicas.

A PF também não conseguiu ter acesso a mensagens pelo aplicativo WhatsApp e quer usar outra técnica especial de acesso que pode levar a eventual perda de dados.

O pedido foi apresentado a Fachin na quinta-feira, mas ainda não houve uma decisão do ministro do STF.

Em depoimento, executivo do grupo J&F disse que entregou 1 milhão de reais em um escritório na capital paulista a uma pessoa conhecida por "coronel", que seria Lima Filho. Tanto ele quanto Temer já negaram publicamente terem recebido esse repasse.

Publicidade
"Não há espaços para alternativas não democráticas", diz Temer
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se