Paraguai extradita ao Brasil traficante Marcelo Piloto

Para evitar extradição, traficante assassinou uma jovem sábado

19 nov 2018 - 11h30
(atualizado às 13h15)

O traficante Marcelo Pinheiro Veiga, conhecido como "Marcelo Piloto", foi expulso do Paraguai nesta segunda-feira (19) e já está no Brasil. Marcelo Piloto foi entregue na manhã de hoje à Polícia Federal de Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele deve cumprir pena de mais de 26 anos, condenado por latrocínio e roubo.

Paraguai extradita ao Brasil traficante Marcelo Piloto
Paraguai extradita ao Brasil traficante Marcelo Piloto
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O traficante responde ainda por outros crimes como homicídio, tráfico e associação para o tráfico. Marcelo Piloto é considerado o maior fornecedor de armas e drogas fora do Brasil desde a prisão de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

Publicidade

O criminoso foi preso em dezembro de 2017, no Paraguai, e teve sua extradição autorizada no dia 30 de setembro. No último sábado (17), tentando evitar a extradição, o traficante assassinou uma jovem dentro de sua cela, em uma visita íntima, no Agrupamento Especializado em Assunção. O assassinato da jovem Lidia Meza Burgos foi "uma atitude extrema de Piloto para impedir a extradição", de acordo com o promotor Hugo Volpe. A vítima ficou 40 minutos na cela do traficante e morreu após levar 16 facadas. Ela era prostitura e fazia sua segunda visita ao criminoso.

Pela lei, ele só poderia ser entregue ao Brasil após a conclusão dos processos aos quais responde. Mas, mesmo com o assassinato, o Paraguai decidiu prosseguir com a extradição. No Twitter, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, disse que "decidiu extraditar Marcelo Pinheiro para que nosso país não seja terra de impunidade para ninguém".

  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se