Jornada da Juventude faz RJ apostar em exposições sobre Papa

Exposições são montadas no Forte de Copacabana, na Central do Brasil e outras estações do metrô carioca

18 jul 2013 - 15h57
(atualizado às 16h13)
<p>Os temas são relecionados à visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro</p>
Os temas são relecionados à visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro
Foto: AP

Várias exposições movimentam a Jornada Mundial da Juventude, com temas relacionadas à visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro, que ocorre na semana que vem. A primeira, no Forte de Copacabana, com início na sexta-feira, é “Cristo Redentor: De Braços Abertos”, que conta de maneira interativa a história da construção do monumento no alto do Morro do Corcovado, que vai ficar fora do roteiro do Papa por questões de segurança.

Publicidade

Além de uma tela onde o visitante poderá ter detalhes sobre o Cristo, ele vai poder folhear digitalmente um jornal de 1931 e tirar fotos virtuais no monumento, compartilhando nas redes sociais as imagens. A entrada no Forte de Copacabana custa R$ 6 e fica aberta de terça a domingo, das 10h às 18h, até o dia 22 de setembro.

A segunda exposição, inaugurada no início desta semana na estação de metrô da Central do Brasil, mostra as três visitas de papas a Israel. São 20 banners com imagens de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI em locais sagrados para cristãos, muçulmanos e judeus.

A inauguração oficial do espaço vai ser também nesta sexta-feira, com a presença do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, do embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, e do cônsul de Israel no Rio de Janeiro, Osias Wurman. A entrada é gratuita e vai até o dia 27 de julho.

Publicidade

Outras estações do metrô carioca vão receber exposições ao longo desta semana com temas ligados à Jornada Mundial da Juventude e realizados por jovens artistas ou peregrinos que vão estar na cidade. Elas ficam nas estações Siqueira Campos, Cantagalo, Carioca, Central e Pavuna.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Publicidade

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações