MediaOn: baixaria na campanha presidencial esquenta debate
10 nov2010 - 13h47
(atualizado às 20h20)
Hermano Freitas
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
O segundo debate desta quarta-feira do 4º Seminário Internacional de Mídia Online (MediaOn), entre Marcelo Branco, coordenador de internet da candidatura de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República, Soninha Francine, coordenadora de web da campanha de José Serra (PSDB) e Caio Túlio Costa, coordenador web da campanha de Marina Silva (PV), foi dominado pelo tema da "baixaria" na disputa eleitoral para o Planalto.
Na opinião de Soninha, muitos agiram de maneira indevida pessoalmente, ainda que a coordenação da campanha não se omitisse nem endossasse tais práticas. "Não endossamos e o quanto pudemos, não se permitiu que isso partisse dos canais oficiais."
Marcelo Branco disse que a campanha de Serra pode ser dividida antes e depois da presença de Soninha na campanha. "Antes de a Soninha entrar na campanha do Serra, a situação era pior, com o disparo de correntes de e-mails de dentro da própria campanha. Depois isso melhorou um pouco, mas tivemos práticas condenáveis".
Publicidade
Fora da briga, Túlio Costa foi mais enfático do papel da internet durante a campanha presidencial. "Podemos dizer que só houve segundo turno por causa da internet. Para quem acha que 20 milhões de votos é pouco, é só lembrar que nem Brizola chegou a esse número".
Os três apresentaram a estruturação das campanhas e como cada um se saiu na campanha. Entre o que eles teriam mudado, Marcelo Branco disse que teria integrado as três frentes da campanha, enquanto Soninha afirmou que teria começado antes a integração entre o site oficial e os canais oficiais da rede. Na campanha de Marina, Túlio Costa disse que teria aproveitado melhor os vídeos.
Os representantes do PT e do PV comentaram o projeto de combate aos cibercrimes, chamando de "AI-5 digital". "Querem criminalizar a internet. Temos que fazer um pacto, já que coordenamos a campanha dos candidatos, e repudiar o AI-5 digital que é o projeto do senador Azeredo", disse Branco. "Temos a responsabilidade de melhorar esse trabalho para que a rede não dê elementos para o AI-5 digital que está vindo aí", disse Costa. A responsável pela campanha de Serra não quis entrar na discussão.
MediaOn
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
Publicidade
Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "Os novos caminhos do jornalismo: o que a audiência quer consumir e como?".
1 de 14
O debate de abertura do 4º MediaOn, entre Aron Pilhofer, editor de conteúdo interativo do New York Times, e Susan Grant, presidente-executiva da CNN News Services, chegou ao consenso que a narrativa em texto está perdendo espaço na internet para novas plataformas
Foto: Ricardo Matsukawa
2 de 14
O MediaOn 2010 começou nesta terça-feira em São Paulo com o debate sobre as inovações nas redações tradicionais
Foto: Ricardo Matsukawa
3 de 14
A Super Session, abertura do MediaOn 2010, recebe convidados dos gigantes CNN e New York Times
Foto: Ricardo Matsukawa
4 de 14
Aron Pilhofer, editor de interactive news do New York Times e gestor da equipe de jornalistas responsável pelos aplicativos usados em reportagens online do periódico
Foto: Ricardo Matsukawa
5 de 14
Susan Grant, vice-presidente executiva da CNN News Services, divisão da CNN WorldWide que engloba as atividades digitais da empresa e seus negócios com afiliados
Foto: Ricardo Matsukawa
6 de 14
Susan é membro do Comitê Executivo da CNN e conta em seu portfólio com o site CNNMoney.com, o serviço CNN Mobile e o portal CNN iReport, uma comunidade de notícias geradas pelos usuários
Foto: Ricardo Matsukawa
7 de 14
Susan Grant disse que a capacidade de integração de conteúdos e de contar a história com outras nuances, que não sejam só o texto, deverá permear os projetos nos próximos anos
Foto: Ricardo Matsukawa
8 de 14
"Aquela história de 'adoro escrever, quero ser um jornalista' está com os dias contados. Na web, todo mundo empresta de todo mundo", disse Aron Pilhofer
Foto: Ricardo Matsukawa
9 de 14
Em relação às mídias sociais, Aron Pilhofer afirmou que o New York Times ainda não chegou a um consenso sobre a melhor forma de utilizá-las
Foto: Ricardo Matsukawa
10 de 14
Pilhofer afirmou que para sobreviver nesse mercado competitivo da mídia digital é preciso ter uma visão muito mais ampla do que a dos concorrentes
Foto: Ricardo Matsukawa
11 de 14
"Temos de observar as novas plataformas que estão disponíveis. É uma questão de envolvimento, de experiência, de estar online. Não basta apenas replicar o que está no papel", afirmou Aron Aron Pilhofer
Foto: Ricardo Matsukawa
12 de 14
O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias
Foto: Ricardo Matsukawa
13 de 14
A abertura do MediaOn 2010 foi transmitida ao vivo pela internet
Foto: Ricardo Matsukawa
14 de 14
O evento, que tem apoio das redes de televisão CNN e BBC, tem transmissão ao vivo e é realizado entre os dias 9 e 11 de novembro. Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos