Gripe suína: 2ª vítima do Pará morreu dias após dar à luz

1 set 2009 - 12h51
(atualizado às 13h03)

O Estado do Pará confirmou nesta terça-feira sua segunda morte em decorrência do vírus da gripe suína. A vítima é uma gestante que foi internada em um hospital da região metropolitana de Belém para dar a luz. Ela morreu na tarde da segunda-feira, após oito dias de internação. O caso foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde. A criança tem saúde estável.

Segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde, a mulher, que deu entrada no dia 24 de agosto no Hospital Divina Provicência, em Marituba, a cerca de 13 km da capital, começou a apresentar os sintomas da doença dois dias depois.

Publicidade

O boletim médico do hospital mostra que seu quadro evoluiu para febre alta, tosse seca, e dispnéia. Diante do quadro, a mulher foi transferida para um quarto de isolamento respiratório. No dia 27 foi feita a coleta do material pelo Laboratório Central do Estado.

Ainda segundo o boletim, no dia 28, a paciente evoluiu para doença respiratória aguda grave, sendo transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Por volta das 12h10 desta segunda-feira, a mulher não resistiu e acabou morrendo por insuficiência respiratória grave.

Ainda segundo o boletim médico, que foi assinado pelo médico, Amilcar de Carvalho Corrêa, a criança teve alta no dia 25 de agosto, com quadro clínico bom.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o bebê está sendo monitorado por uma equipe da Secretaria Estadual, juntamente com outra da Secretaria Municipal de Santa Bárbara. A intenção é verificar um possível aparecimento de sintomas do vírus Influenza A (H1N1). Ainda de acordo com a secretaria, o período de incubação da doença, que é de sete dias, se encerra nesta quarta.

Publicidade
Fonte: Especial para Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se