Eleição sem Lula trará mais instabilidade ao país, avalia líder do PT

8 fev 2018 - 19h49

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (RS) , avaliou que uma eleição sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levará a um contexto de maior falta de representatividade e resultará numa crise institucional no país.

Para o deputado, os índices de votos brancos e nulos, já elevados segundo as pesquisas, tendem a aumentar ainda mais caso Lula seja impedido pela Justiça de concorrer ao Palácio do Planalto em outubro deste ano.

Publicidade

"Não deixar Lula concorrer é mergulhar o país em uma crise institucional", disse Pimenta à Reuters.

"Hoje, setores da sociedade já começam a fazer esse cálculo", afirmou. "A tendência, independentemente de quem emerja desse pleito, é que o país entre em uma crise aguda."

O deputado reafirma a disposição do PT de tentar a candidatura do ex-presidente, mas a recente condenação do petista no Tribunal Regional Federal da 4ª região no caso do apartamento tríplex dificulta suas pretensões eleitorais.

"Em uma disputa que eles consigam tirar o Lula, não tem como reconhecer essa eleição. Não terá legitimidade, não terá ressonância em um setor importante da sociedade", avaliou.

Publicidade

Pesquisa Datafolha divulgada no final de janeiro aponta que Lula mantém a liderança nas intenções de voto em todos os cenários que participa. Quando seu nome é retirado, a fatia dos entrevistados que declara voto branco, nulo ou em nenhum candidato chega a um terço dos eleitores.

"O Brasil precisa de um novo pacto, e ele só se legitima pelo voto", defendeu o líder do PT. "Enquanto isso não ocorrer, a tendência é que a crise se agudize".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se