A Prefeitura de Vitória lança nesta quinta-feira (25) o programa Vitória +Digital. A iniciativa prevê a instalação de 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito em todas as regiões da capital capixaba, com a meta de ativar 100 antenas ainda neste ano.
O projeto inclui a expansão de 150 quilômetros de rede de fibra ótica. O objetivo é ampliar a conectividade em orlas, polos econômicos e áreas de lazer. Atualmente, a cidade conta com 250 antenas que registram, em média, 20 mil conexões diárias e 150 mil usuários distintos por mês.
Segurança e trânsito
Além da internet, o programa abrange a instalação de 1,2 mil novas câmeras de monitoramento para a Guarda Municipal e equipamentos com inteligência artificial. Na área de mobilidade, 137 cruzamentos passam a operar em tempo real, o que representa 52% dos semáforos da cidade.
Eixos estratégicos
De acordo com a prefeita Cris Samorini, a ação busca reduzir desigualdades e facilitar o acesso a serviços públicos. O secretário municipal da Fazenda, Regis Mattos, afirma que a meta é tornar Vitória a cidade mais digital do País. O programa é dividido em cinco eixos, que vão desde a governança até a capacitação digital de servidores e moradores.