Vereadora do PT é encontrada morta a facadas no interior do RS; polícia já tem suspeitos

Corpo de Elisane Rodrigues dos Santos foi encontrado em uma estrada de terra, próximo ao seu carro, em Formigueiro

18 jun 2025 - 12h35
(atualizado às 13h07)
Resumo
A vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), de Formigueiro (RS), foi encontrada morta a facadas, e a polícia investiga o caso com suspeitos já identificados; Câmara e PT lamentaram o crime e destacaram sua atuação social e política.
Elisane Rodrigues dos Santos (PT) cumpria seu primeiro mandato
Elisane Rodrigues dos Santos (PT) cumpria seu primeiro mandato
Foto: Reprodução/Facebook

A vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), de 49 anos, foi encontrada morta na manhã desta terça-feira, 17, em uma estrada de terra no interior de Formigueiro, no Rio Grande do Sul. A vítima apresentava várias facadas pelo corpo. 

Ao Terra, a Polícia Civil confirmou que a parlamentar foi encontrada fora de seu carro, por volta das 8h40, com ao menos dez golpes de faca. O veículo estava próximo ao corpo, ainda na estrada de terra. A princípio, a hipótese de feminicídio foi descartada. No entanto, segundo o delegado Antonio Firmino de Freitas Neto, responsável pelo caso, a equipe trabalha com várias outras linhas de investigação. 

Publicidade

Ele também informou que já há suspeitos do homicídio. Até o momento, já foram realizadas várias perícias, como as no local do crime e no carro de Elisane, que também estava na estrada. Ainda de acordo com o delegado, foram representados junto ao Poder Judiciário por medidas cautelares e outras diligências para a resolução do crime. 

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, as autoridades também trabalham com a hipótese de a vítima ter sido atraída para o local por pessoas conhecidas, e que o crime tenha ocorrido durante a madrugada, horas depois da vereadora participar de uma sessão legislativa, na noite de segunda-feira, 16. 

PT e Câmara lamentaram o caso

Em nota nas redes sociais, a Câmara de Vereadores de Formigueiro se solidarizou com familiares, amigos e companheiros de partido, e decretou luto oficial de três dias. "Sua partida repentina representa uma perda irreparável para a política local e para todos que conviveram com ela".

Além disso, a casa legislativa também cancelou a sessão ordinária marcada para o dia 23 de junho. 

Publicidade

O Partido do Trabalhadores também lamentou o ocorrido e exigiu a apuração do crime. "Nos solidarizamos com seus familiares, amigas/os, companheiras/os de militância e com toda a comunidade de Formigueiro, que perde uma liderança dedicada à luta por um país mais justo e igualitário", afirmou. 

Quem era a vereadora

Elisane Rodrigues dos Santos cumpria seu primeiro mandato como vereadora e era a única mulher na Câmara Municipal de Formigueiro. Segundo o PT, ela tinha compromisso com a justiça social, os direitos da população quilombola e a defesa do serviço público e da saúde, onde também atuava como profissional, já que era técnica de enfermagem e auxiliar de análises clínicas. 

Recentemente, ela recebeu o prêmio Mulheres de Luta, por reconhecendo ao seu trabalho. A iniciativa do mandato do deputado estadual Valdeci Oliveira visa destacar mulheres que se dedicam à transformação social e ao fortalecimento de suas comunidades.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se