Tremor de terra no RN atinge região metropolitana de Natal

11 jan 2010 - 14h37
(atualizado em 12/1/2010 às 21h21)
Anna Ruth Dantas
Direto de Natal

O Rio Grande do Norte voltou a registrar nesta segunda-feira um tremor de terra, que teve como epicentro o município de João Câmara (distante 80 km de Natal). O tremor foi sentido em toda a região metropolitana. O registro de abalo é o terceiro no Brasil nos últimos nove dias.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), que monitora os abalos sísmicos com equipamentos, ainda não havia divulgado a escala do tremor até as 14h30, mas afirmou que a intensidade foi maior do que o do último sábado.

Publicidade

João Câmara já havia registrado no sábado um tremor de magnitude de 3,7 graus na escala Richter, de acordo com o observatório. Anteriormente, havia sido divulgado que a magnitude do tremor era 2. O abalo foi percebido pelos moradores da cidade.

No segundo dia de 2010 (último sábado), o observatório registrou um tremor de quase três graus na escala Richter no município de Sobral, no interior do Ceará.

Não há registros de vítimas ou desabamentos provocados pelos terremotos. O professor de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Joaquim Ferreira afirmou que o terremoto dessa tarde aponta para a possibilidade de um "enxame sísmico".

"Houve um no sábado e este no começo da tarde, que já está confirmadíssimo. É bem provável que ocorram outros, desencadeando o que chamamos de enxame sísmico", disse o professor.

Os terremotos trouxeram medidas emergenciais dos órgãos públicos. A governadora Wilma de Faria afirmou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil irão se reunir para avaliar os possíveis danos provocados pelos tremores.

Já a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, convocou as secretarias que integram a Defesa Civil para traçar um plano emergencial, caso os tremores voltem a ocorrer.

Segundo Junior Câmara, morador de Natal, o tremor assustou a população. "Eu estava no escritório do hotel onde trabalho na via costeira (beira-mar) e saí correndo com meus colegas, todos com certo receio, pois o tremor veio acompanhado de um barulho. O abalo foi sentido em toda a cidade", diz Junior. De acordo com o potiguar, os computadores do escritório tremeram e alguns objetos chegaram a cair da mesa.

No Twitter, a governadora Wilma de Faria (PSB) anunciou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado irão se reunir com técnicos da UFRN e as prefeituras de Natal e João Câmara para avaliar o terremoto e os possíveis danos.

Publicidade

Redação Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Junior Câmara, Ives Bruno de Lima Silva e Robson Costa, de Natal (RN), Manoel Xavier, de Bom Jesus (RN), e Pichilau, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações