O Rio de Janeiro vai adotar ponto facultativo nesta quarta-feira, 17, dia marcado por decisões envolvendo Flamengo e Vasco. A medida foi anunciada inicialmente pelo prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), e depois confirmada pelo governador Cláudio Castro (PL), valendo para todo o estado a partir do meio-dia
Às 14h, o Flamengo entra em campo contra o Paris Saint-Germain, no Catar, pela final do Mundial Intercontinental. Já o Vasco enfrenta o Corinthians às 21h30, em São Paulo, no jogo de ida da final da Copa do Brasil. As duas partidas serão transmitidas pela TV Globo.
Em tom descontraído, Eduardo Paes comentou a decisão nas redes sociais: “Ainda bem que o prefeito é vascaíno e o governador é flamenguista”. Na sequência, confirmou o ponto facultativo a partir das 12h e fez um apelo aos torcedores: “Aproveitem, torçam bastante, mas com responsabilidade e respeito”.
Segundo o prefeito, os detalhes da medida serão oficializados em decreto, que será publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (16).
Cláudio Castro também usou as redes sociais para reforçar o anúncio. “Quarta-feira é dia de Flamengo e de Vasco, não Flamengo x Vasco! Mengão de tarde e Vasco de noite! Já alinhamos o ponto facultativo a partir do meio-dia em todo o RJ”, escreveu o governador.
Ainda bem que o prefeito é vascaíno e o governador @claudiocastroRJ é flamenguista!
Então é isso: quarta-feira tem ponto facultativo a partir do meio-dia.
Aproveitem, torçam bastante, mas com responsabilidade e respeito.
Boa semana e bons jogos! ⚽️🔥 💢💢💢💢💢💢💢
— Eduardo Paes (@eduardopaes) December 15, 2025