Operação da Polícia Civil encontra 6 kg de explosivos em paiol subterrâneo de facção no Vale do Sinos

Ação do DEIC resulta em três prisões e na apreensão de explosivos, drogas e arma de fogo entre as cidades de Portão e Estância Velha.

29 ago 2026 - 15h41
Resumo
A Polícia Civil deflagrou a Operação Tonel para desarticular a infraestrutura da facção Os Manos no Vale do Sinos. A ação resultou na prisão de três pessoas e na descoberta de um paiol subterrâneo em Portão, onde foram apreendidos seis quilos de explosivos enterrados em tonéis, além de drogas e uma pistola, enfraquecendo a logística do grupo criminoso na região metropolitana de Porto Alegre.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Capturas (DECAP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Tonel. A ofensiva visou desarticular a infraestrutura logística da facção criminosa conhecida como Os Manos no Vale do Sinos.

Foto: imagem meramente ilustrativa / Divulgação / Polícia Civil / Porto Alegre 24 horas

A investigação culminou no cumprimento de mandados que resultaram na prisão preventiva de um homem na cidade de Estância Velha. No mesmo contexto operacional, duas mulheres foram presas em flagrante pelas equipes policiais envolvidas na ação.

Publicidade

O principal alvo da busca foi uma residência localizada no município de Portão. No quintal dos fundos do imóvel, os agentes localizaram tonéis enterrados contendo seis quilos de emulsão explosiva, além de entorpecentes e uma pistola.

Segundo as autoridades, o desmantelamento do ponto de armazenamento representou um duro golpe na estrutura mantida pelo grupo criminoso na região metropolitana de Porto Alegre, e novas diligências prosseguem para identificar outros envolvidos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações