A Delegacia de Investigação Cibernética Especiais (Dicesp/Dercc) deflagrou a Operação Cartão Vermelho para cumprir cinco ordens judiciais em Porto Alegre, entre elas três mandados de busca e apreensão, em investigação sobre ameaças e injúrias contra um dirigente do Internacional e sua família. A ação foi coordenada pela delegada Isadora Galian.
Foram apreendidos uma arma de fogo, drogas, celulares e documentos que poderão comprovar a autoria e a logística das intimidações. A autoridade policial aplicou medidas cautelares diversas da prisão a dois investigados, determinando, entre outras restrições, a proibição de frequentar partidas do clube por seis meses, sob pena de prisão preventiva.
As apurações apontaram que as mensagens ameaçadoras começaram após o jogo contra o Vasco, em 28 de novembro, e se repetiram após a partida contra o São Paulo, em 3 de dezembro, com ataques também direcionados ao perfil da esposa do dirigente. A Dicesp identificou padrão sistemático e uso de múltiplas plataformas digitais, além de divulgação indevida de dados pessoais.
Diante da proximidade do jogo decisivo no Beira Rio, a Polícia Civil considerou imprescindível a intervenção para evitar risco à integridade física da vítima e de seus familiares. A investigação segue em andamento, com possibilidade de novas medidas conforme surgirem elementos probatórios.
PC.