MP investiga se ar na tubulação entra na conta d'água em SP

Ministério Público pede que Sabesp explique se está havendo cobrança pelo ar que chega ao hidrômetro antes de o fornecimento de água ser restabelecido

21 fev 2015 - 14h24
(atualizado às 14h47)
<p>Sabesp garante que a redução da pressão não afeta a medição dos hidrômetros</p>
Sabesp garante que a redução da pressão não afeta a medição dos hidrômetros
Foto: DiárioNet

O Ministério Público (MP) de São Paulo vai investigar a suposta cobrança de “ar encanado” pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. Queixas sobre o aumento no valor da conta de água surgiram após a empresa reduzir a pressão na rede, no início do ano passado, para enfrentar a seca que atinge os mananciais que abastecem o Estado.

Publicidade

De acordo com o jornal, o promotor de Justiça do Consumidor Gilberto Nonaka deu prazo de 15 dias para que a Sabesp explique as distorções nas tarifas de consumidores que sofreram cortes no abastecimento, mas tiveram aumento nas contas. O objetivo é descobrir se está havendo cobrança pelo ar que chega ao hidrômetro antes de o fornecimento ser restabelecido como se fosse água potável. Dúvida é se a passagem do ar poderia alterar a medição do consumo.

Se o Ministério Público constatar cobrança indevida, a Sabesp deverá ser alvo de uma ação civil pública por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor e danos morais, patrimoniais, coletivos e difusos.

Segundo a companhia, 22% dos clientes na região metropolitana de São Paulo não reduziram o consumo de água em janeiro, mesmo com a entrada em vigor da multa de até 50% na conta.

Em nota, a Sabesp disse que fornecerá as informações solicitadas ao Ministério Público e que “garante que a redução da pressão não afeta a medição” dos hidrômetros. A empresa também afirmou que os aparelhos são projetados para registrar apenas o volume de água e são certificados pelo Inmetro.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações